quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Meu caminho: bela e criativa poesia visual unindo texto, imagem e declamação em sintonia e sincronia




O vídeo acima, belíssima e criativa poesia visual, encontrei no Instagram de Giovanne Lunetta, poeta preta alagoana. Curiosa e coincidentemente numa tarde de verão em janeiro de 2024, quando navegava nas redes sociais digitais, de frente para o mar.
A ideia de Giovanna é simples e genial ao mesmo tempo, pois com uma câmera ligada diante uma bela paisagem, mescla texto e voz em sintonia e sincronia com a paisagem, produzindo no espectador, ouvinte e leitor múltiplas sensações. Pura poesia visual. Algo que permite unir o digital ao natural, do meio ambiente. Lembrou-me o cineasta Glauber Rocha que dizia bastar a ele para produzir seus filmes uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Um belo exemplo de criatividade e inovação em produção textual, com um efeito visual incrível.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A vivência e a experiência, conceitos de Walter Benjamin, na visão da escritora e psicanalista Maria Rita Kehl




O vídeo acima, encontrei no Instagram da LABCON, e trata-se de uma fala relevante da escritora e psicanalista brasileira Maria Rita Kehl sobre os conceitos de vivência e experiência, defendidos pelo pensador Walter Benjamin.
Conforme destaca Maria Rita: Vivência se torna experiência a partir da contação, narração, troca de saberes que darão significado ao outro. Vvência sem experiência é como a descoberta de algo que não é compartilhado, digo eu.
E digo mais: ser inteligente e competente, embora rimem, não são sinônimos. Ser inteligente, por exemplo, faz alguém gabaritar uma rova, passar num concurso concorrido, mas não te dá a competência para o exercício de uma profissão, por requer vivência que se transforme em experiência profissional.
Dito isso, concordo também plenamente com o comentário de Outas_Ideias, sobre isso, inserido no perfil da LABCON, referente o vídeo em questão: "A necessidade de contar, narrar, passar adiante experiências é algo essencial para o ser humano, como sempre destacou Antônio Cândido...a satisfação desta necessidade leva à tradição oral de contação de histórias e à própria literatura...com função humanizadora."
Como seres em constante transformação e formação, precisamos unir razão e emoção, lógica e criatividade, inovação e empatia, realidade virtual com imersão na realidade local, leitura de textos e interpretação de contextos sociais, filosófico, ideológicos, artísticos, culturais e muito mais.
Um belo material de Maria Rita Kehl para uma roda de conversas entre professores e paism professores e alunos, professores e professores, sejam pedagogos ou gestores. ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 28 de janeiro de 2024

A magia da leitura noturna para crianças e a ponte de aprendizado e imaginação entre pais e filhos




O vídeo acima, A magia da leitura noturna, encontrei no Instagram de Marcelo Masruha, e trata-se de interessante audivisual que trata de incentivo à aquisição do hábito de leitura por crianças e jovens, a partir do que chamo de pedagogia do espelho" e "pedagogia do afeto", de estar junto dos filhos, lendo para eles, como forma de motivação.
A metodologia desenvolvida por Marcelo e que reproduzo logo a seguir:

"📚✨ A magia da leitura noturna: abrir um livro com seu filho antes de dormir não é apenas um momento de vínculo, mas uma ponte para mundos de aprendizado e imaginação! E para nossos pequenos heróis disléxicos, esse tempo pode ser um poderoso aliado em sua jornada de leitura.<br /> 🌙💡 Apenas 30 minutos de leitura cada noite podem fazer maravilhas. Não só reforça o hábito da leitura, mas também apoia o desenvolvimento da linguagem e aprimora as habilidades cognitivas. Para crianças com dislexia, esse momento tranquilo ajuda a praticar a leitura em um ambiente seguro e encorajador, livre do estresse e da pressão.
👧👦 Cada palavra lida é um passo a mais na confiança e fluência da leitura. Então, vamos transformar cada noite em uma aventura de leitura e descoberta. Porque cada criança merece a chance de se apaixonar pelo mundo dos livros.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

O poder mágico das palavras em "Cabeludinho", belíssimo poema de Manoel de Barros no livro "Memórias Inventadas"




O vídeo acima, foi indicação via Whats da minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residente em Porto Alegre, RS, Brasil, e trata-se de uma preciosidade poética e filosófica: a declamação do poema "Cabeludinho", de Manoel de Barros, presente no livro "Memórias Inventadas", na voz de Mônica Salmaso, que ela intitula "Balaio de Textos e de Ideias 2".
O audiovisual em questão dá pra uma boa aula de língua portuguesa integrada com literatura. É pura metalinguagem o verso "aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que elas informam", e serve também para uma introdução à escrita redacional, pois, de fato, as palavras informam e estão a serviço das ideias, que se valem de imagens [metáforas, símbolos, analogias, metonímias e outras figuras de linguagem e/ou de estilo].
Manoel de Barros é um dos poetas mais criativos que já li, pelo jogo de palavras, pelas experimentações linguísticas, pelas imagens poétias e filosóficas que produziu em seus variados textos. Manoel foi leitor de Gastón Bachelard, um genial intelectual francês que até hoje não sei se foi um filósofo poeta ou um poeta filósofo, autor de clássicos como "Poética do espaço", "Poética do devaneio", entre outros.
Manoel de Barros tem diversos versos que abrem múltiplas interpretações à questão da poesia, da literatura, da metalinguagem e da linguagem em geral, como: "Poesia é voar fora da asa"; "Poesia não é para compreender mas para incorporar/ Entender é parede: procure ser árvore"; "Tudo que eu não invento é falso" e ""Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira". Frases que permitem amplas discussões sobre o poder da imaginação, do entendimento e compreensão do mundo, da análise crítica e interpretação textual, da leitura e escrita de mundo.
Aqui no Educa Tube Brasil há outra postagem sobre Manoel de Barros e o que ele denominou de "Linguagem das Coisas", um belíssimo curta-metragem adaptado da obra do poeta de Cuiabá, Mato Grosso. Além desse, segue abaixo outras postagens envolvendo a obra poética do escritor e poeta:

A Língua das Coisas: belíssimo curta-metragem inspirado em poemas de Manoel de Barros

Manoel de Barros: sua poesia em animação e documentário sobre sua arte

Crianceiras: aplicativo infantil transforma poemas de Manoel de Barros em música por Márcio Camillo

Historias da unha do dedão do pé do fim do mundo: curta de animação a partir da obra poética de Manoel de Barros

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Provocativa fala de Will.i.am, rapper do grupo Black Eyed Peas, tratando de Inteligência Artificial e Inteligência Humana




O vídeo acima, é uma profunda provocação ética e filosófica de Will.i.am, rapper, compositor, DJ e produtor musical do grupo Black Eyed Peas, falando sobre a Inteligência Artificial e Inteligência Humana que encontrei no perfil do Instagram do Diogo Cortiz, que é professor e palestrante, tratando de IA, Ciência Cognitiva e Cultura Digita.
O material é ótimo e serve para abrir um bom debate nas aulas que envolvam filosofia, empreendedorismo, ética, ciência, tecnologia, sociologia e muito mais.
A fala de Will.i.am é autoexplicativa e necessária para se pensar o avanço das tecnologias e da Inteligência Artificial, bem como para não se perder o foco na própria humanidade, na educação, do trabalho e na sociedade. O receio de Will.i.am deveria ser de todos, de vivermos num mundo de máquinas superiteligentes, com investimentos cada vez maiores, enquanto a educçaão de seres humanos não tenho a mesma proporção, diante de diversos conflitos éticos e morais que pareciam ter sido superados no século passado e retornam com força no século XXI: negacionismo, determinismo, terraplianismo, messianismo, fanatismo religioso, etc.
Os destaques dados pelo rapper são fundamentais, sobre o pensamento crítico e analítico; a questão das pessoas compreenderem o contexto em que estão inseridas; a importância do brincar para as crianças [vidradas diante de telinhas luminosas]; de uma linguagem cada vez mais sintética e superficial.
Se pelo menos um terço de tudo que é investido em pesquisas e implatações de IAs, ou pra manutenção de guerras fossem destinados à educação, com certeza teríamos um mundo bem melhor, mais jutos, igualitário, equilibrado e humano.
Um vídeo para uma boa roda de conversas entre professores e alunos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Preparar os alunos para o futuro ou para o passado? Provocação tecnológica, filosófica e pedagógica!




O vídeo acima, Faz sentido?, encontrei no Instagram do perfil O Poder Mind 7, que suponho ser algum fragmento de filme ou série, em que numa suposto tribunal, advogado mostra as transformações tecnológicas ocorridas em 150 anos, como telefones, carros, se deparando com a estrutura da escola, ainda semelhante a do século XIX.
Mais que uma provocação filosófica e pedagógica, é um bom material para um debate a partir da questão que ele levanta: "Devemos preparar os alunos para o futuro ou para o passado?"
Ao meu ver, a questão não é nem futuro nem passado, mas preparar os alunos para o PRESENTE, sim, para os tempos atuais, pois o que antes era considerado ficção científica para a geração passada, ou seja, um futuro distante, já é o presente, com internet das coisas, inteligência artificial, e diversas inovações tecnológicas que já fazem parte do cotidiano do ano, fora da sala de aula, e que muitas vezes encontra resistência por parte de alguns professores dentro da instituição: proibir ou não proibir o fone celular, eis a questão?
O problema maior é algo que décadas atrás disse numa postagem em outro blog educacional: Precisamos é humanizar as máquinas e não robotizar as pessoas; é necessário também a capacitação continuada dos professores, com boa remuneração, plano de carreira, incentivo a projetos diferenciados e inovadores e muito mais.
A questão do tempo e do espaço escolar também precisa ser discutida, pois a pandemia mostrou a importância do contato presencial entre professor e alunos, entre alunos e seus colegas, mas aulas com períodos de 50 minutos, se forem com alunos enfileirados, estáticos, passivos, é contraproducente. Há que se dinamizar tempos e espaços escolares, com propostas variadas de ensino e aprendizagem, com saídas de estudo vinculadas aos conteúdos das disciplinas, planejamentos mais adequadas à realidade do aluno, com utiliza as mídias digitais, mas de forma mais recreativa.
Enfim, uma provocação filosófica, dentro de uma provocação pedagógica, dentro de uma provocação tecnológica. Uma espécie de Matrioska, aquelas bonecas russas idênticas de tamanhos diferenciados, umas dentro das outras.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Imagens simulando filmagem de drone a partir de vídeo produzido no Google Earth Studio [criatividade e inovação]




O vídeo acima, que simula filmagem de drone, encontrei no Instagram de Benjamin Gugick, e trata-se de uma criativa forma de produção e edição de vídeo usando o Google Earth Studio. Ou seja, um exemplo claro do conceito de inovação que é tornar novo algo que já exista, dando outra formatação e criando algo novo em cima disso.
O Google Earth é um fantástico recurso na educação, possibilitando visitas em diversos componentes curriculares. É possível dar aulas de Geografia e História utilizando as imagens da plataforma, por exemplo. Imagens 3D de prédios históricos, e outros recursos como visitação a Lua e Marte, etc, podem ser atrativos para o ensino.
O audiovisual em questão é uma forma curiosa de de alguém tornar-se piloto de um drone fake, valendo-se de uma ferramenta já existente produzindo vídeos criativos, divertidos e dinâmicos. A imaginação é o limite.

Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Vida de professor é, literalmente, uma vida inteira dedicada à educação e ao estudo, e posso provar!




O vídeo acima, encontrei no Instagram, no perfil de Marcelo The Teacher e achei muito interessante compartilhar, pois trata-se de uma profunda, embora breve, reflexão sobre o poder da educação na vida de um[a] professor[a].
Depois de ver esse audiovisual, fui fazer as contas e dos meus 59 anos em véspera de 60 [nasci em 07/07/1964], estou no "planeta educação", ora estudando, ora trabalhando com educação, desde os 6 anos de idade, ou seja, de 53 para 54 anos, e explico. São mais de cinco décadas ou meio século em que inciei no antigo Jardim de Infância, aos seis anos, com sete ingressei no ensino fundamental, nos anos 0 fio para o ensino médio, em 1986 ingressei na primeira faculdade [Direito], depois passei em concurso público e fui trabalhar em escola [secretário de escola, depois assessor jurídica em coordenadoria de educação, volta pra escola trabalhar com informática educativa, formando professores no uso dos multimeios e TIC]; nesse meio tempo fiz segunda graduação [Letras]. 3 especializações [História do RS; Mídias na Educaçãoe TIC na promoção da Aprendizagem] e conclui mestrado; depois fui para o doutorado, sendo bolsista, me exonerando do serviço público [por não poder prorrogar a licença] e em seguida sendo chamado para compor corpo docente de escola particular de ensino médio e iniciando minha terceira graduação [Pedagogia] e após, uma especialização em Pedagogia Empresarial. Continuo na educação como professor nio ensino médio e no EJA. Enfim, ora era aluno, ora instrutor, assessor, cursista, professor... E quantos mais estão há mais tempo que eu? Que já foram professores de diversas gerações de avós, pais, filhos e netos? Que passaram por diversos governos, modismos, transformações, revoluções tecnológicas e sociais, golpes de estado, passando por revoluções tecnológicas e tudo mais...
A vida de um[a] professor[a], além disso, não se resume apenas a estudar e trabalhar, mas a pesquisar, preparar material didático, se capacitar, planejar, organizar etc. O que alunos e a sociedade veem é apenas a ponta de um iceberg, pois professor não tem folga nem férias, de fato, pois o bom professor está sempre vendo filmes, lendo livros, observando o mundo e colhendo ideias, materiais para suas aulas. Mesmo que oficialmente esteja de férias, não há de fato uma folga, nem em feriado ou dia santo, pois uma vez professor, sempre professor, e estará com seu "radar" ligado ao que acontece em seu entorno, imaginando como adaptar o que acontece ao redor ao seu fazer pedagógico. E mesmo quanso se aposenta, professor muitas vezes retorna por meio de contrato, ou trabalho voluntário. Pouquíssimos se afastam do planeta educação, salvo os burocratas do saber que são simulações de professor, mais preocupados com dias letivos, carga horária, que dia iniai e termina o ano letivo.
O bom professor sequer é vocação, pois muitos - como foi o meu caso - se descobrem professor durante a vida, quando nem imaginavam que um dia seriam um educador.
Portanto, esta postagem é minha pequna homenagem aos professores que inspiram outros professores, que formaram outros professores para a luta diária que é ser educador, independente da área ou formação que tenha. Ser professor é algo que somente quem é pode melhor explicar e quem está alehio sequer consegue entender tamanha dedicação, quando muitas vezes sua remuneração não condiz com a qualificação obtida durante longos anos de capacitação continuada. ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Uma mensagem para a vida: pai ensinando a filha conhecimentos básicos de forma criativa [educação e sociedade]




O vídeo acima, encontrei no Instagram de Rodrigo Costa e carreguei aqui para meu blog educacional, como material para debate e reflexão sobre a importância da família na formação para vida e o mundo da criança, antes mesmo desta adentrar aos bancos escolares. Educar é papel social da família, antes da escola, a quem compete instruir, passar conhecimento pedagógico, tecnológico e conteúdos programáticos. Cabe aos educadores, pais ou responsáveis, o primeiro contato com o mundo do conhecimento, ensinando valores e limites, conceitos e despertando a curiosidade do futuro aluno para informações que gerem abstrações, ideias, hipóteses, bagagem cultural.
De forma simples, didática, com uma metodologia adequada, usando material reciclado [duas latas de leite condensado e uma folha de papel dobrável], esse pai consegue transmitir ideias que geram conceitos.
De acordo com Rodrigo Costa: "Nossos pais talvez não tenham tido acesso ou nunca imaginou que as ações e orientações gerassem tanto impacto na vida de seus filhos quando adulto. O melhor é que tudo bem quanto a isso, pois eles fizeram o melhor que eles tinham com o melhor que sabiam. Hoje muitos ciclos se repetem e tudo ainda há tempo de fazer diferente buscando ajuda. O adulto, pai ou mãe que cuida de si cuida ainda melhor do futuro adulto que seu filho será."
Atualmente, vemos que muitos pais e/ou responsáveis terceirizaram esse método de transferência de saberes aos meios eletrônicos: computador, internet, smartphone, videogames, seriados de TV etc. Breve, será delegado às Inteligências Artificiais, que são simulações da inteligência humana, sem a rica experiência do viver humano. Orientação, cuidado, carinho, empatia são condições humanas de difícil simulação.
Um vídeo que pode ser uma provocação aos pais e/ou responsáveis e um resgate de um método que está se perdendo com o avanço das tecnologias.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Divertido treinamento esportivo e ótima experiência de trabalho coletivo, de aproximação e de condução de objetivo em comum




O vídeo acima, de treinamento esportivo do time do Bayern de Munique, encontrei no Instagram do clube e trata-se de divertida forma de aproximação e manutençaõ de um objetivo em comum de uma equipe e que serve como uma metáfora do próprio ato de educar, que é o de reunir um grupo de alunos em torno de uma ideia, projeto, atvidade, cada qual se esforçando para o interesse coletivo. Cada um tenta dar um toque na bola de cabela, peito, pé, facilitando para o outro, enquanto o círculo de mãos dadas segue em frente. Literalmente, "ninguém solta a mão de ninguém" até que se chegue ao outro lado do campo. Uma maneira de relaxar e aproximar os integrantes de um grupo. Uma ideia para ser adaptada por professores, não apenas os de educação física, mas outros que desenvolvam projetos inter e multidisciplinares, de forma criativa, divertida e inovadora, se inspirando em outras atividades interessantes, como a deste vídeo. Para se pensar em metodologias e didáticas além do ambiente esportivo, mas que inspiram outros saberes.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

"O mundo que sei" é projeto multimídia [série em 6 episódios + documentário com entrevistas] dando voz às crianças




O vídeo acima, é o episódio 1 da série O MUNDO QUE SEI, que é projeto multimídia, junto a documentário com entrevistas dando voz às criancas de 6 a 12 anos, abordando temas contemporâneos e do cotidiano da infância no Brasil. A minisséire visa revelar aos espectadores como as crianças veem e explicam o mundo pela ótica infantil.
No link abaixo, a plataforma com mais detalhes sobre o projeto:

O MUNDO QUE EU SEI - PLATAFORMA DIGITAL

O primeiro epísódio aborda o tema: DE ONDE EU VENHO. Abaixo, outros episódios da série que valoriza o olhar e a voz das crianças:









Em tempo: até a publicação deste post ainda não estava disponível o episódio 6, do referido seriado.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Tecnologia de realidade virtual HoloTile [desenvolvida pela Disney] e o Holodeck da Microsoft, inspirado no seriado Star Trek




O vídeo acima, encontrei no Instagram Davison e trata-se de tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada, inserida no mundo dos jogos eletrônicos. Mas como bom educador, fico só imaginando o impacto, quando adaptado para o contexto educacional, unida às Inteligências Artificiais e tudo mais!
O vídeo em questão, conforme Davision, demonstra aspectos da "tecnologia HoloTile, desenvolvida pelo pesquisador da Disney, Lanny Smoot, é uma inovação notável. Lanny, um Imagineer da Disney, recentemente entrou para o Hall da Fama dos Inventores Nacionais, sendo o primeiro Imagineer a alcançar essa honra".
E continua: "Essa tecnologia é um piso esteira modular, único no mundo, que permite a várias pessoas compartilharem experiências em realidade virtual. Com ela, é possível caminhar em qualquer direção sem se chocar com os outros."
Algo que remete à tecnologia patenteada peloa Microsoft, anos atrás, denominada Holodeck, inspirada em episódio do seriado Star Trek, em que os tripulantes da missão espacial desenvolvem uma espécie de sala imersiva que permite "viagens no tempo", a partir de imagens tridimensionais, projetadas em pontos estratégicos de um local, numa espécie de múltiplos projetores multimidias [datashows], um em cada canto da peça, para formar um efeito de 3D.
Ainda, segundo Davision: "O HoloTile é ideal para grupos que querem andar juntos em VR ou para apresentações teatrais com vários dançarinos no mesmo espaço. Isso mostra como ele é útil não só para entretenimento, mas também em áreas colaborativas e criativas." Entretanto, "Ainda não se falou em usar o HoloTile nos parques da Disney, mas, considerando os trabalhos anteriores de Smoot, como a Madame Leota na Mansão Mal-Assombrada da Disneyland, é possível que ele seja integrado nas atrações no futuro". De fato, "Essa invenção é um grande avanço nas tecnologias de realidade virtual e aumentada, elevando o nível de imersão e interação nesses meios", pois permite ser utilizada em outros ambientes, como o educacional e o profissional, como foram antes outras tecnologias, chamadas asssistivas, como o teclado virtual [para pessoas com dificuldades motoras] e o Kineth, entre outros.
Imaginem integrar o Google Maps, O Google Earth, Holodeck, HoloTile, Minecraft, IA, 3D, realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias em escolas, universidades, empresas. Quantas inovações poderão ser pensadas, planejadas e executadas. Quantas novas funções poderão ser ampliadas a partir do pensamento criativo e colaborativo dos usuários, sejam eles alunos, universitários, trabalhadores em geral.
Abaixo, para contextualização, cenas do seriado Star Trek com a tecnologia Holodeck, pensada primeiramente no campo da ficção científica:



Np vídeo a seguir, que podem ser ativadas as legendas e tradução, demonstra também o funcionamento do Holodeck:



Para complementar esta postagem, indico também o vídeo logo abaixo, intitulado "Os Holodecks de Jornada nas Estrelas são uma tecnologia impossível?":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.