quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Manoel de Barros: sua poesia em animação e documentário sobre sua arte




O vídeo acima Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo, trata-se de animação com poemas de Manoel de Barros e desenhos de Evandro Salles. Um vídeo integrante da exposição "Arte para Crianças", que descobri via indicação indireta no Twitter de Helena Neviani, de Rio Preto, SP< Brasil, editora do Bê Neviani Blog. Conforme matéria do portal Pra Ler:

"São quase cem anos carregando água na peneira – afinal, é praticamente isso que faz o poeta. Como dizem seus próprios versos, algumas pessoas amam Manoel de Barros nos seus despropósitos. Ao mesmo tempo em que prega que poesia é um trabalho – a prova é o escritório no andar de cima de casa reservado para labutar as palavras – ele se diverte com a imaginação. São mais de 27 obras, que chegaram também a diversos outros idiomas.
Manoel de Barros já escolhia ser poeta desde a alfabetização conduzida pela tia, na distante e solitária meninice do Pantanal. Cada estrofe, ele não esconde isso de ninguém, traz até hoje um bocado da água e do solo daqueles primeiros anos. Para o eterno menino do mato, mas que não gosta de mosquito, a 'poesia é a infância da linguagem'”.
A animação Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo, baseada em textos do autor, fez parte da exposição Arte para Crianças. A mostra reuniu diversos trabalhos, a maioria desenvolvida por 16 reconhecidos artistas contemporâneos. A exposição teve curadoria de Evandro Salles e patrocínio da Vale".


Um material que permite inspirar professores com seus alunos, para oficina de criação literária, seja com poemas e contos - de escritores e poetas conhecidos ou de talentos da turma -, sendo ilustrados pelos próprios alunos, para futura exposição aos demais colegas de escola e à comunidade em geral.
O Educa Tube recomendo aos professores que queriam trabalhar com a obra do poeta Manoel de Barros, o documentário (2008) logo abaixo, intitulado Só Dez Por Cento é Mentira, que é um belo material para inspiração, motivação e reflexão em sala de aula. O título é parte dos versos do poeta: "Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira". Barros escreveu também que "Tudo que não invento é falso". Versos para instigar um bom debate sobre arte e sociedade, história, literatura e memória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário