O vídeo acima, encontrei no Instagram de Felipe Kopa e, logicamente, é uma peça de humor, mas que se presta a diversas interpretações. Primeiro, da necessidade de se saber sempre o contexto de uma produção textual, autor, local, que voz ela contém etc. Depois verificar, além das fontes e referências, despertar o senso crítico e analítico, observar o que um texto traz além de palavras. Quais ideias, como ele é produzido, para quem é destinado. Hoje, nas rede sociais digitais, marketing é um recurso muto utilizado por influencers, youtubers, selebridades para promover o engajamento, a visualização e a consequente monetização.
Nem tudo que primeiro parece é de fato real. Há muita publicidade disfarçada de reportagem. Há muita ideologia posando de isentona. Saber distinguir o joio do trigo é essencial. Ainda mais em tempos de Inteligências Artificiais que podem clonar rostos e vozes, que podem criar imagens e textos simulando nossa humanidade. Cada vez mais o ser humano criativo será testado e competirá com sistemas digitais que copiam o que já existe. Noam Chomsky trata bem disso, dizendo que as IAs são sistemas sem alma, que apenas reproduzem, fazem paráfrases e até plágios do imenso banco de dados que a internet possui. Penso ser tudo ferramentas que podem auxiliar ou não, dependendo do uso que se fizer delas. Ainda é algo que precisamos etstar, verificar, acompanhar, como foram outras revoluções tecnológicas.
Para aproifundar esse assunto, recolendo o link abaixo:
O que Noam Chomsky pensa a respeito da Inteligência Artificial do ChatGPT
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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