O vídeo acima, Como a geração atual conversa, no Instagram de Matheus Morimura Jordão que é produtor de conteúdo no canal MoriMura, no YouTube. O audiovisual em questão é uma peça de humor, mas serve para uma aula descontraída de língua portuguesa sobre grafia e verbalização, vocalização. Além disso, serve para tratar de choque de culturas e gerações.
Semore comento com meus alunos, sejam do ensino médio ou do EJA - Educação de Jovens e Adultos, que as palavras surgem a partir das transformações sociais e tecnológicas. A cada revolução industrial e estamos já na 4ª com um "pezinho" na 5ª [Da Inteligência Artificial], e a cada novo substantivo [nome, sujeito, coisa, equipamento] surgem novos verbos [ações], adjetivos, advérbios, semânticas alterando o sentido de palavras e verbos como lacrar, vazar, mitar, cancelar etc. Novos equipamentos e recursos tecnológicos criam palavras derivadas. Do ferro comum na natureza, surgiram com a evolução ferreiro, ferrugem, ferragem, ferrovia... Nem se fala, então, do rádio, do cinema que passou a rivakliar com o teatro, da televisão com o cinema, da internet com a TV, do streaming com os canais de TV a cabo e por aí vai. Com as inteligências artificiais, um "Admirável Mundo Novo" se descortina com os mesmos receios do passado [da extinção em massa de empregos e profissões], mas ao mesmo temmpo, do surgimento de profissões que nem ainda imaginamos. Ninguém imaginou que Instagram e Whatsapp, por exemplo, se tornariam plataformas de negócios; que o uber, um aplicativo aliado ao GPS, transformariam os transportes. Enfim, a "uberização" do trabalho, ou seja, Uber um nome próprio que se tornou denominação de aplicativo que derivou-se para adjetivo das transformações sociais, profissionais e tecnológicas, atpe que novos recursos sejam inventados e com eles, novas palavras surjam para designar ações, coisas, suas caraterísticas e tudo mais.
Fica aqui masi uma provocação filosófica, tecnológica e sociológica aos seguidores, visitantes e colaboradores informais deste blog educativo sem fins lucrativos.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário