segunda-feira, 14 de julho de 2025
A arte do amor: curta-metragem que destaca o amor à arte do desenho, da fotografia e da vida
O vídeo acima, curta-metragem escrito e dirigido por Lewis Farinella, em 2013, intitulado "A arte do amor" é um belo audiovisual para tratar de narrativas escritas e visuais, produção e interpretação de texto, a partir da linguagem verbal e não verbal, bem como discutir sobre a importãncia das artes, como uma linguagem universal que aproxima as pessoas. No vídeo em questão a fotografia do rapaz e o desenho da moça, e as casualidades, encontros e desencontros que unem e distanciam pessoas, num outro tipo de conexão, nada digital, mas natural, no sentido duplo, já que os dois se conhecem numa praça, em contato direto com a natureza.
O curta serve para pensar a questão do amor como uma arte também e remete a uma citação de Agenor Miranda Neto, vulgo Cazuza, ex-vocalista da banda Barão Vermelho, que disse certa vez: "O trabalho é mais importante que o amor, pois é ele que nos dá dignidade para amar". De fato, trabalho, artes, amor, são as várias faces do convívio social, e uma relação amorosa não resiste a uma crise econômica, por exemlo, é preciso ser uma artista da vida para conciliar o amor ao trabalho, com o amor romântico e com o maior amor, entre todos, à arte, que é o que nos dá sentido à vida. Tanto é que imaginem o cotidiano de uma pandemia sem as artes e a tecnologia, e sem a tecnologia nos fazendo resistir ao caos por meio das artes, em "lives" de música, entrevistas, videoaulas, jogos online, maratonas de séries etc.
Enfim, um material multidisciplinar que pode-se usar em aulas de linguagens, humanas e muito mais.
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário