TESTE COM CRIANÇAS
http://youtu.be/1YUJVNRWX9U
TESTE COM MODELOS
http://youtu.be/945bDNmBV4g
TESTE COM IDOSOS
http://youtu.be/BS7MVsNpedk
TESTE COM ROQUEIROS (SEM TRADUÇÃO)
http://youtu.be/ZOgn1GGigUs
TESTE COM SURFISTAS (SEM TRADUÇÃO)
http://youtu.be/18rk0hQSL08
O cinco vídeos acima, encontrie por acaso no You Tube, quando pesquisava sobre crianças e tecnologia e trata-se de uma série de comerciais engraçados feitos para a Sony Ericsson, sobre o Xperia X10 que mostra os testes rigorosos que ocorre em seu "Instituto de Teste de Produto".
Há quem desconfiará dos vídeos, principalmente quanto o das modelos, mas uma coisa destaco neste vídeo: a fala da modelo Maya que perguntada sobre uma função que gostaria que tivesse em seu celular, diz que seria um botão pra tomar banho. Questionada sobre de onde viria a água, via de regra cai no lugar comum de todo leigo que acha que tecnologia e informática é magia, e que basta apertar umbotão e tudo se realiza como num passe de mágica.
Já os idosos (no terceiro vídeo), percebe-se pela forma de manuseio, o diferencial no uso do equipamento. Pegam com dificuldade, como se fosse coisa de outro mundo, e de fato é, um novo mundo...
O primeiro vídeo com as crianças reproduz muito do que tenho vivenciado em projetos de aprendizagem, em parceria com professores da educação especial e do ensino regular da rede pública, em que um aluno descobre algo e logo socializa para os demais. E por isso mesmo que sempre digo aos professores em cursos, oficinas, seminários, palestras etc: não importa a quantidade de máquinas em um laboratório de informática, mas a forma de sua utilização, pois invariavelmente, mesmo que tenham só 10 máquinas, os alunos acabaram muitas vezes ficando de duplas e trios numa só e deixando outras vagas a título de curiosidade, de saber como é tal recursos, site, jogo ou o que for. Mais que um compotador por aluno, sou adepto de menos computadores que alunos, pois percebo que ai, na limitação de equipamentos que ocorre a interação entre os alunos, dois, três, quatro, uma turma inteira por um computador. Lógico que o ideal é cada aluno e professor ter o seu e trabalhar em ambientes colaborativos, que possam ser gerenciados e monitorados pelo educador as atividades do grupo. Mas que limitações e falta de condições ideais favorecem também a interação dentro das possibilidades, isso também é um fato que merece ser destacado.
Propaganda ou documentário, não importa. Os vídeos acima servem para refletirmos sobre a tecnologia no cotidiano, em que as crianças e os jovens já são os chamados NATIVOS DIGITAIS, enquanto os adultos são IMIGRANTES se adaptando ao NOVO MUNDO, a uma nova cultura e um novo "idioma".
Para pensar e repassar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário