O vídeo acima, ¿Por qué el Ecuador se llama Ecuador?, foi indicação via Facebook do colega e amigo Wagner Passos, cartunista e artista gráfico de Rio Grande, S, Brasil.
Trata-se de criativo e interessante experimento de física, feito provavelmente a turistas, por algum guia no Equador, mostrando na prática a teoria da física, usando prosaica bacia, balde com água e folhas de plantas da região. O efeito é didático e prático, pois a água despejada na bacia e aberto o ralo faz com que as folhas, soba linha imaginária e real do Equador (que dá inclusive nome ao país por sua localização geográfica) suga tudo centralizado. Quando o mesmo processo é feito ao sul da linha, o sentido da água é horário e ao Norte, anti-horário.
Um ótimo material para professores de ciências, física, geografia e história pensarem uma ação em conjunto, inter e/ou multidisciplinar. E para discutir a questão da aprendizagem em toda parte, pois guias turísticos são boas fontes de informação, que sabem motivar uma plateia para o tema proposto, usando a realidade local. O educador do século XXI é aquele que sabe se posicionar não apenas geográfica e historicamente, mas que pensa o universal através do particular.
Um vídeo para professores de geografia discutirem as questões locais e universais por trás das convenções sociais e políticas, como as linhas imaginárias, os meridianos e paralelos e tudo mais. E para os professores de ciência e física demonstrarem a teoria na prática.
Observação do Educa Tube Brasil:
Posteriormente à publicação desta postagem, indiquei o vídeo ao colega e amigo José Carlos Antonio, professor de física em Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do blog Professor Digital que me indicou um ótimo material que trata deste experimento, conforme link abaixo:
Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia
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