terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Barreira ecológica e caseira retira uma tonelada de lixo de rio: tecnologia artesanal e social feita por criativo vendedor de frutas




O vídeo acima Ecobarreira, descobri no Twitter do portal Autossustentável e trata-se de uma criativa e relevante iniciativa de um jovem vendedor de Colombo, Paraná, Brasil, que conforme reportagem da TV, "Cansado de pedir ao poder público solução para as constantes cheias do Rio Atuba, [esse] morador de Colombo se virou sozinho. Ele construiu uma barreira no rio e retira quase que diariamente os entulhos que acumulam no trecho".
De acordo com o portal Autossustentável e com a reportagem da TV: "Diego Saldanha, então, improvisou essa eco barreira com galões plásticos de 20 litros, rede e cordas para recolher garrafas plásticas, latas e até sofás e fogões correndo pelas águas poluídas do rio que passa nos fundos de sua casa, em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), Diego Saldanha resolveu agir. Criou uma ecobarreira caseira para segurar o lixo flutuante e com isso já retirou mais de 1 tonelada de resíduos do rio, inclusive capacete e até um fogão."
A barreira ecológica, feita de material reciclável, funciona como dique flutuante, que é atado entre as margens do rio, retendo o lixo para posterior limpeza e recolhimento do entulho duas vezes por dia. Segundo a matéria: a primeira, "antes de ir para o seu trabalho, de vendedor de frutas nos semáforos da cidade, e outra já no final da tarde".
Uma ação que Diego conta que visou demonstrar ao seu filho a importância de preservação do rio e da natureza. Uma belíssima e digníssima ação de um cidadão e trabalhador que deveria ser valorizada pelo poder público.
A iniciativa de Diego, no rio Atuba, influenciou o Adonai em outros dois rios, na região metropolitana de Curitiba: os rios Belém e Barreira, conforme essa outra reportagem a segui, intitulada Ecobarreira: invenção fácil e barata pode ajudar a despoluir rios :



Educação ambiental, como a Educação propriamente dita, não pode se ater apenas às escolas, é preciso que as famílias e a sociedade colaborem, preservando o meio ambiente, evitando a colocação de lixo em local inadequado, recolhendo adequadamente o lixo caseiro nos locais de coleta etc. O meio ambiente agradece.
O que Diego Saldanha fez, de forma autodidata, mostra a força da cidadania, influenciando sua comunidade. Afinal como vendedor de frutas ele sabe o quanto dependendo meio ambiente e da natureza para viver. Iniciativa inestimável que deve ser valorizada sem esquecer de cobrar do poder público pelas suas responsabilidades também.

Um comentário:

  1. very nice for post and how about paper craft is the simple and easiest craft among kids, it can easily be done by them and it is easy to even teach them too. You can make some of the most simple and cute stuff with paper. There are hundreds and thousands of activities ideas and videos on the internet which will let you know amazing ideas for paper craft. It is the best time killing activity to get your kid to indulge into the form of art that is informative for the kids. Even the paper is cheap too, you do not need to spend much money on it and you can get amazing ideas for yourself.

    ResponderExcluir