quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

"Vida de Inseto" no mundo real: o fascinante mundo das abelhas filmado de dentro da colmeia




O vídeo acima O fascinante mundo das abelhas filmado dentro da colmeia, foi indicação via Facebook do amigo Fernando Luís, músico, poeta e artesão com sucata, de Rio Grande Rio Grande do Sul, Brasil.
Trata-se mesmo de um inestimável material, filmado no interior de uma colmeia, mostrando um fascinante sistema de cooperação ambiental e natural, que demonstra o equilíbrio que existe na natureza e que ações humanas, como o uso excessivo e sem controle dos agrotóxicos está ameaçando sua existência.
Na colmeia e seus favos de mel há uma impressionante geometria, arquitetura e mecânica naturais. Uma fabulosa rede social que se forma em torno da abelha-rainha e suas operárias. Algo que também lembra a organização de um formigueiro, como no filme Vida de Inseto (animação da Pixar, inspirada na fábula da Formiga e a Cigarra), que destaco a seguir uma edição interessante para reflexão, chamada "Sobre Ideias, Coragem e Medo":



Conforme a própria apresentação do canal LUDOVIAJANTE, no YouTube, responsável pela referida edição: "Vida de Inseto é mais que um filme sobre trabalho em equipe, é um filme sobre a importância de ter ideias e acreditar nelas até o fim, vencendo o medo com coragem".
O Educa Tbe Brasil recomenda a página do Ludoviajante no Facebook, vide imagem e link abaixo:



LUDOVIAJANTE: ME EXPRESSO, LOGO EXISTO - FACEBOOK

E para completar essa postagem que trata das vidas de inseto, na ficção e na realidade, eis que recupero antiga postagem do Educa Tube Brasil logo abaixo, que complementa essa ideia de geometria, arquitetura, arte cultura e vida em comunidade, do micro ao macrocosmos:

Nanoarte, arquitetura e arqueologia: O que acontece quando se despeja alumínio líquido num formigueiro vazio

Todo um material para serve para tratar de biologia, ciências, meio ambiente, sociedade, educação ambiental, arte e cultura e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário