segunda-feira, 1 de julho de 2019

Alimentando Pombos: uma reflexão sobre a abordagem com grupos de trabalho e/ou de estudo




O vídeo acima, Alimentando Pombos, recebi de uma colega pelo WhatsApp e trata-se de um vídeo de humor que serve para tratar de algo serio: Educação.
Pensemos o audiovisual como uma alegoria de um educador - seja ele pai ou professor - que interage com um grupo [podendo ser filhos e/ou alunos] e que numa primeira abordagem é o paizão (distribuindo milho) e em um segundo momento se transforma no vulgo sargentão [com sua metralhadora giratória verbal ou literal].
Nem 8 nem 80. Nem paz e amor, tampouco ódio e intolerância.
Há que se ter acima de tudo na vida o equilíbrio de ações e reações. É a pedagogia do cotidiano.
Sempre comento que o domínio de classe se consegue com o domínio, primeiro, do conteúdo, com didática e metodologia adequadas com planejamento, interação, avaliação e autoavaliação.
Não se deve alimentar pombos, mas sim estabelecer uma troca de saberes com filhos e alunos, um diálogo didático, uma conversa entre gerações. Quando se estabelece de antemão as regras de convívio social, a convivência se torna mais harmoniosa e saudável para todos seja um grupo de trabalho ou de estudos.
O referido vídeo, como essa amiga me comentou, pode ser também visto como uma metáfora da própria avaliação de um professor que às vezes tem uma aula amena, mas uma prova com um elevado grau de dificuldade que não foi exercitado em aula. Alimenta uma prática escolar moderada, mas depois cobra co excessivo rigor.
Um bom material para refletir sobre prática e avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário