sábado, 13 de julho de 2019

"Como ter ideias criativas" e "O que é um clássico?" Dois vídeos incríveis de um canal fabuloso: Antofágica




O vídeo acima Como ter ideias criativas é mais um material incrível de um canal fabuloso chamado Antofágica, que trata sobre arte cultura e muita literatura!
O referido vídeo tem narração de Livia Piccolo e edição de Diogo de Nazaré, e parte da frase de Pablo Picasso: "Bons artistas copiam, grandes artistas roubam".
Mais que isso, é um exercício de intertextualidade, de influência e de criatividade sobre as relações entre cinema, literatura e artes visuais em geral.
O canal Antofágica se transformou um belo oásis no meio de um deserto de canais nem sempre aconselháveis, de influenciadores digitais e youtubers polêmicos.
Como sempre digo: tratar de arte cultura é o que preserva nossa humanidade e mantém nossa sanidade mental.
Outro vídeo maravilhoso é O que é um clássico? (a seguir), uma grande aula em um pequeno espaço virtual.
Nele, Lívia demonstra a importância de gênios como Beethoven e Shakespeare na arte (e cultura) ocidental e mundial.

br />
"Se as coisas ficam só para você, é como se elas não existissem. É preciso contar", disse Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião. Digo isso de outra forma, seguidamente, a professores, em minhas andanças pela Educação, sobre seus projetos educativos que devem ir além das paredes da sala de aula, pra motivar outros educadores; e aos alunos, sobre que nossa identidade se manifesta a partir do que falamos e contamos. Calados, somos corpos que andam... entre corpos que andam... Nossa criatividade aparece no contato com o outro, quando passamos a contar nossas sonhos, projetos, ideias etc.
br />

Um comentário: