quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

O "Bom Sucesso" da leitura depende do incentivo aos livros e à literatura, como é feito de forma lúdica por essa telenovela



O vídeo acima, encontrei na página do Facebook da Bibliotecária e trata-se de belíssima cena da telenovela Bom Sucesso (2019/2020), em que os autores incentivam o hábito da leitura, divulgando livros e escritores.
Uma iniciativa relevante, pois segundo notícias, o número de venda de livros, dos mencionados na trama televisiva, aumentaram expressivamente desde o início de sua veiculação. Segundo jornal, a "busca por livros citados na trama registraram aumento de mais de 5.000%".
Apenas uma telenovela conseguiu isso, imaginem então se tivéssemos um canal de TV, tipo a TV Escola em canal aberto à população, divulgando arte e cultura, além da educação. Seria uma verdadeira revolução social. Seria a nossa BBC de Londres, no hemisfério sul.
Falar de poesia e literatura em geral, atualmente, parece um ato revolucionário, diante de certas manifestações agressivas de pessoas que desconhecem o poder libertário, emancipador e socializante de um livro.
Parafraseando a cena acima divulgada, qual seria o seu livro? Quem seria seu personagem? Eu, como poeta, escritor e professor, confesso, que me considero às vezes um Quixote enfrentando gigantes, às vezes desejo ser apenas O Pequeno Príncipe, noutras o Príncipe de Maquiavel, noutras, Dante em busca de Beatriz, em sua Divina Comédia, noutras algum dos heterônimos de Fernando Pessoa, ou apenas Fernão Capelo Gaivota, voando pelo céu da imaginação.
Não tenho assistido telenovelas sequer TV aberta nos últimos anos, por questão de tempo e outras coisas mais, mas que cenas como essas despertam o interesse em narrativas visuais, realmente isso fazem.
Mais uma vez, parabéns aos autores de "Bom Sucesso" Rosane Svartman e Paulo Halm por essas inserções na trama por eles escrita.
Abaixo, reportagem que destaca também a iniciativa da telenovela:

'Bom Sucesso' conquista público e incentiva leitura ao falar de forma lúdica de obras clássicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário