terça-feira, 1 de setembro de 2020
A História dos Robôs: da ficção à realidade; da automação à emancipação (tecnologia e educação)
O vídeo acima, A History Of Robots (A História dos Robôs),é um audiovisual bem criativo, divertido e interessante, pois traz esse percurso da ideia de seres autômatos, lá da mitologia e da ficção até a realidade da contemporaneidade. (Ativem legendas e tradução do YouTube).
Sempre é bom lembrar que o termo "Robô" foi criado pelo "(...) escritor checo Karel Čapek [que] introduziu a palavra 'Robô' em sua peça 'R.U.R' (Rossum's Universal Robots, cujo livro foi lançado no Brasil pela editora Hedra com o título A Fábrica de Robôs), encenada em 1921. O termo 'Robô' vem da palavra checa 'robota', que significa 'trabalho forçado'".
Como disse certa vez uma amiga: se os robÇos, ao adquirirem uma consciência quase humana, soubesse a origem do termo com que foram batizados, semelhante a "escravos", talvez fossem criaturas que se rebelassem contra seus criadores, e não os culparia disso... Sorte nossa, isso tudo ainda estar no campo da imaginação e da sci-fi.
Máquinas humanas robotizadas podem ser alunos focados num ensino mecanizado, permeado apenas pela memorização. E isso é nocivo ao pensamento criativo, libertário e emancipador. E consequentemente a uma sociedade criativa, libertária e emancipada.
Máquinas humanas de cálculo foram os gênios da Humanidade, desde a antiguidade até a modernidade, antes da invenção do computador, esse mecanismo que proporcionava a elaboração de cálculos mais rapidamente que a mente humana.
No Cinema, existem os mais variados de "robôs": de civilizados a serial killer. Com o avanço da Inteligência Artificial, medos do passado voltam a causar receio em alguns, que temem que as máquinas inteligente promovam uma rebelião, tal qual na ficção cinematográfica.
Da ficção pra realidade, a IA já está incorporada em nosso cotidiano sempre que muitos se deem conta disso: integrados em sistemas informatizados, da internet ao sistema operacional do fone celular, nas casas inteligentes às SmarTVs.
A História dos Robos se confundem com as História da própria Humanidade, pois existem relatos bíblicos que descrevem mecanismos que acompanhavam o povo pelo deserto. Entre a mitologia, a religião, a ficção e a ciência, conhecer este vídeo e pensar no conceito de autômato no ambiente escolar é bem interessante, pois o que menos a educação e a sociedade precisam são de alunos automatizados, preparados apenas para apertar botões e apertar parafusos numa linha de produção.
Se as máquinas estão cada vez mais inteligentes, os humanos precisam acompanhar esse processo, para que num futuro distante não sejam tratados apenas como uma simulação biológica de uma Inteligência Artificial.
Marcadores:
ciências,
cinema,
educação,
filosofia,
história,
informática,
inteligência artificial,
literatura,
memória,
sociedade,
sociologia,
tecnologia,
vídeos diversos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário