O vídeo acima, encontri no Instagram do perfil Rosimeire Fabio, e achei bem criativo essa peça de humor que pode ser adaptada ao conteúdo de Produção Textual, em geral, e ao de Redação dissertativa-argumentativa para o ENEM, em especial, já que é possível refletir sobre os critérios de COESÃO e COERÊNCIA, presentes em um texto, seja ele verbal, não verbal ou misto.
No vídeo em questão, há um ótimo exemplo de como a Coesão [sequência lógica] não é mantida pela Rosimeire, que vai listando uma série de assuntos para Fabio, sem ligação alguma um com o outro; da mesma forma que a Coerência [unidade de ideas em torno de um texto] possui inúmeras contradições.
Um texto, para ser coeso, precisa que cada uma das partes do mesmo [Introdução, desenvolvimento e conclusão] tenha uma conexão, ligação, mantida através do uso dos chamados conectivos argumentativos, que são palavras e expressões que indica continuidade sem perder a referência com o tema principal. Da mesma forma, essa sucessão de ideias que se valem de palavras, frases, períodos, parágrafos para construção do sentido, requer uma unidade, ou seja, que a progressão, o avanço do texto traga novos elementos para manter unidas essas ideias em torno de um assunto, evitando contradições.
Como o editor deste blog educacional sempre frisa a seus alunos: "humor é uma coisa séria", por ser um texto inteligente, que abusa de figuras de linguagem como ironia, sarcasmo, metáforas, além de crítica social. Porém, um texto dissertativo-argumentativo deve evitar exageros e quando irônico, sempre colocar certa palavra ou expressão entre aspas, para indicar tal figura de estilo ou de linguagem ao leitor, receptor, avaliador.
Memes, charges, tirinhas, caricaturas são ótimos recursos para passar uma mensagem, mas é preciso que o interlocutor saiba entender, compreender e interpretar esse texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário