terça-feira, 19 de junho de 2018

Inclusão na prática cotidiana: meninos improvisam cadeiras de rodas para brincar com equidade com menino cadeirante




O vídeo acima, que batizei de inclusão na prática cotidiana, foi indicação de um grupo de alunas da Pedagogia, curso no qual sou tutor, e trata-se de propaganda canadense sobre a inclusão, em que meninos improvisam cadeiras de rodas para que um menino cadeirante pudesse jogar brincar com eles. Um pequeno material que serve para grandes reflexões: primeiro, sobre o fato que crianças e jovens são mais tolerantes e inclusivos que os adultos; que o esporte é uma atividade universal e integradora, que não se pode pensar de fato e de direito em inclusão se antes promover exercícios de empatia e alteridade (do colocar-se no lugar do outro sentindo o que ele sente, ainda que de forma parcial).
Que igualdade e equidade são conceitos que devemos aprender na convivência cotidiana: igualdade é dar as mesmas condições a todos; equidade é respeitar as diferenças de forma equilibrada pra atingir um objetivo. A imagem a seguir demonstra didaticamente as duas situações:



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