sexta-feira, 1 de junho de 2018

A Escola (do Rock) e o professor que descobre e adapta os talentos de seus alunos ao cotidiano escolar




O vídeo acima Épica cena do filme Escola do Rock descobri no YouTube, e como o nome indica, trata-se de fragmento do divertido filme Escola do Rock, que conta a história de uma escola de música, em que o professor é um roqueiro que adapta o talento de seus alunos (a maioria com formação em música clássica) à uma banda de rock.
Usando essa cena como metáfora da própria educação, podemos comparar essa situação do cinema ao cotidiano escolar, em que o professor precisa saber fazer a devida transição entre o classicismo, seja musical, literária, historiográfico e tudo mais, do ensino formal para as novas relações educacionais, incorporando o novo ao tradicional, adaptando o conhecimento prévio que o aluno tem aliado ao conteúdo que o professor precisa passar ao educando. Muito da didática deve-se à metodologia utilizada em sala de aula.
Saber respeitar as características de cada aluno, procurando estabelecer um trabalho coletivo (e a banda de rock é uma boa metáfora para isso) é algo essencial ao educador do século XXI. Afinal, a atual geração, este blog sempre destaca, é muito vinculada ao audiovisual, à música, à dança, aos jogos, etc.
Recomendo aos educadores, sejam pais ou professores, que assistam com seus filhos e alunos esse interessante filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário