quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Uma história de amor e fúria: longa de animação que lembra em parte livro "As Aventuras de Tibicuera" de Erico Verissimo [intertextualidade]




O vídeo acima, Uma História de Amor e Fúria, foi indicação via twitter do amigo Umanto, que é cantor, compositor, músico, trilheiro e artista empreendedor.
O longa animação é produção brasileira de 2013 que, conforme sinopse no YouTube, trata-se "[...] do gênero ficção científica, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi. O filme é produzido pela Gullane e Buriti Filmes, com a coprodução da Lightstar Studios. [...] O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O protagonista passa por momentos marcantes da história do país, desde os conflitos indígenas na época da chegada dos europeus, passando pela Balaiada, no Maranhão, pela ditadura militar e a guerra pela água num futuro não tão distante em 2096."
Uma história que lembra em parte o livro "As Aventuras de Tibicuera" [1937] de Erico Verissimo e também a animação "Pajerama" [2008] [vide links ao final desta postagem], além de alguma intertextualidade com "Macunaíma" [1928], de Mario de Andrade.
Ainda, de acordo com a sinopse: "A trama situa-se em quatro datas na história do Brasil: 1500, quando o país foi descoberto pelos exploradores portugueses, 1800, em eventos durante a escravidão; 1970, durante o ponto alto da ditadura e no futuro em 2096, quando haverá uma guerra sobre a água. O filme narra o amor entre Janaína (Camila Pitanga) e guerreiro nativo (Selton Mello) que, quando morrer, terá a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive através desses quatro estágios na história do Brasil."
Consta que o diretor, Bolognesi "fez uma longa pesquisa com profissionais das áreas de história e antropologia para definir quais períodos da história do Brasil seriam mencionados no filme".
A história do Brasil é repleta de histórias que merecem ser recontadas, através da arte...
Abaixo, resenha sobre o livro de Erico Verissimo, e a animação Pajerama:

Em obra de 1937, Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil

Pajerama: vídeo animação sobre viagem no tempo de um menino índio

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário