domingo, 2 de janeiro de 2022

A raposa solitária e o filhote de pássaro: a metáfora da adoção e o voo além da imaginação




O vídeo acima, The Fox and the Bird [A reposa e o pássaro], trata-se de um curta de animação suíço de 2019, com direção de Fred e Sam Guillaume, que narra, segundo a sinopse do YouTube, a história de "Uma raposa solitária [que] encontra-se a improvisar a paternidade de uma ave bebé recém-nascida. Dois caminhos se cruzam e forma-se uma família, até que o destino recorda a cada um a vida que lhe é destinada."
Uma pequena fábula moderna sobre duas figuras com características diferentes, uma da terra e outra do ar que abprendem a coviver e se ajudar. A raposa é a astúcia, a ave o voo da imaginação...
Uma bela metáfora também da adoção, do poder da criação dos filhos, de ensiná-los a atravessar o rio da vida, em seus rituais de passagem, de valorizar a individualidade e o talento nato de cda um, do instinto voo longo e o reconhecimento da mãe original em relação à adotiva. Afinal, somos todos passageiros, todos temos uma missão, uns na vida dos outros.
Mais um vídeo que classifico como de "pedagogia do espelho e do afeto".

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário