segunda-feira, 4 de março de 2024

"Cada um no seu tempo, no seu jeito...": a metáfora do processo de ensino-aprendizagem com seu tempo e espaço adequados




O vídeo acima, "Cada um no seu tempo, no seu jeito...", encontrei no Linkedin de Anelize Prata, de Jaboticabal, São Paulo, Brasil e é um material motivador para refletir sobre o tempo de aprendizagem de cada um, a partir de um material prosaico sobre uma cena do cotidiano que toma uma maior dimensão quando se observa que em qualquer grupo social, de seres vivos, há certos mecanismos semelhantes, em que existem os com maior iniciativa, os medianos e aqueles que precisam de um tempo maior de maturação para acompanhar os demais. Mas todos acabam chegando ao mesmo objetivo, embora numa cronologia diferenciada, e isso que a escola e os educadores, sejam pais ou professores precisam perceber.
Um mesmo objetivo, múltiplos caminhos e temporalidades.
Como bem destaca, no texto no alto, "Nunca subestime-se nem a ninguém!".
Superar os próprios limites, enfrentar as diversidades e adversidades, incentivar o indivíduo e o grupo são questões de inteligência emocional.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Um comentário:

  1. Realmente, muito interessante e reflexivo. Cada um tem seu tempo de maturação, é necessária essa compreensão para lidar com as etapas.

    ResponderExcluir