sábado, 2 de março de 2024

Coração de professor e a perfeita tradução da palavra coragem através do depoimento da jurista Ivone Caetano




O vídeo acima, encontrei no Instagram de Coração de professor, e é um fragmento de entrevista inspiradora de Ivone Caetano, "Primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, titular da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, e primeira desembargadora negra do estado". Uma história de vida motivadora, já que "Filha de uma lavadeira que criou sozinha os 11 filhos, Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência e contra o preconceito. Estudou em colégio público e em algumas escolas particulares. Para ajudar a família, chegou a acumular três empregos ao mesmo tempo."
Fonte da entrevista foi jornal O Globo e esse audiovisual é um metrial relevante, motivador e inspirador para todos, pois como o perfil Coração de professor destacou, o relato de Ivone é a perfeita tradução da palavra coragem, de enfrentar os obstáculos, do racismo estrutural, do bullying e tudo mais, e abrir espaços não se deixando rotular nem confinar em guetos.
Ivone demonstra o quenato ter habilidades e dominar competências é um divisor, um delimitador, um balizador social. Achei genial ela dizer que se ompôs pelo conhecimento, enfrnetanto o racismo estrutural da sociedade, valendo-se de seu saber, pois os demais alunos dependiam da "cola" que ela passava a eles. Uma curiosa "meritocracia", desvendando os mecanismos de controle social.
Além disso, esse fragmento de entrevista é uma breve aula de sociologia, na questão da distribuição dos alunos nas salas de aula, de como enfrentar os desafios e construir uma carreira com muita resiliência, superação e competência, desde a infância e juventude. Uma grande lição e filosofia de vida, e também de reposicionamento político, usandod e estratégias intra e interpessoais em relacionamentos escolares, ou seja, pura inteligência emocional para uma jovem, dentro de um ambiente hostil. Uma enxadrista movendo suas peças pelo tabuleiro social adverso.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário