domingo, 24 de maio de 2009

Nós que aqui estamos, por vós esperamos (parte 1 a 8)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Lwl_CdjW3sw


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1zHSqCv6vVI


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1gX5s-LE5u8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U-2q7l2c8xY


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sopz0RBKMlk


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=F9O9pw3pICs


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=aC3MInxKCns


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=O9NfEZ8dRVw

Descobri indiretamente o fabuloso documentário acima (em oito partes, totalizando 64 min. e 10 segundos), de Marcelo Masagão (Brasil, 1998), publicado no You Tube, a partir de mensagem de correio eletrônico de José Aloise Bahia, que é jornalista, escritor, pesquisador, ensaísta e colecionador de artes plásticas. Autor de Pavios Curtos (Anomelivros, BH, MG, 2004).
Bahia remeteu à sua lista de contatos, da qual faço parte, a indicação do livro de Guy Debord => A Sociedade do Espetáculo, segundo ele "livro clássico em estética e cultura de massa".
José Aloise tem uma coluna no portal de Literatura e Arte - Cronópios, chamada UM OUTRO EXERCÍCIO ESTÉTICO, São Paulo, SP, Brasil.
Indico o documentário acima, não apenas a professores de história, mas a todos os educadores, pois ele abrange diversas áreas do conhecimento humano.

Dados do filme:
Título: Nós que aqui estamos, por vós esperamos
(Agência Observatório, Diretor: Marcelo Masagão, Música: Wim Mertens, Efeitos Sonoros: André Abujanra, 72 minutos, 1999).

Abaixo, apresentação do documentário de Masagão no You Tube:

"Com imagens de arquivos, extratos de documentários e de algumas obras clássicas do cinema, o filme faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século XX, retratando tanto os personagens que entraram para história, como homens comuns que em seu cotidiano também fizeram a história desse século".

Grato, mais uma vez, a José Aloise Bahia pela indicação do texto sobre o livro de Guy Deborde que me proporcionou encontrar o vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário