sábado, 16 de maio de 2009
Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YzURD6CgVs4
Uma apresentação de slides em formato de vídeo, que descobri nas indicações do próprio You Tube, e que considero uma boa reflexão o sobre o papel social do docente diante do discente.
Se a vida é um experimento dialógico entre nós e o mundo que nos cerca, o ato de educar é (ou deveria ser) uma diálogo entre professores e alunos, pais e filhos em benefício de um mundo melhor para ambos.
Em tempos de informação que gera conhecimento, das Tecnologias da Informação e da Com,unicação (TICs) estarem se integrando ao cotidiano escolar, cabe reavaliar a metodologia frente a própria tecnologia, o que requer a Autonomia, tanto de educadores e alunos, pois já dizia o próprio Paulo Freire, décadas atrás: "(...)ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".
Se não soubéssemos a autoria desta preciosa assertiva, com certeza, poderia ser atribuída a algum tecnólogo ou algum especialista em tecnologia educacional.
Um exemplo cristalino de como, quando a metodologia é eficiente, a teoria encontrará eco na prática, independente da época em que se fala e que se ouve... O diálogo entre o tempo e o espaço é possível, nesse caso...
Criação do vídeo de Coimbra Jones
www.coimbrajones.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário