sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reflexão ambiental em tempo de aquecimento global


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=G9l8bAaurvA

Vídeo descoberto por mim no You Tube, pra ilustrar uma pequena reflexão ambiental em tempo de aquecimento global. Diante das cenas que assistimos na TV, lemos e vemos nos jornais e recebemos pelos e-mails dessa inversão climática (chuvas e enchentes no sertão; seca no Sul), nada melhor do que debater com alunos, professores e até com a comunidade a questão ambiental no cotidiano escolar e social...
Pode-se criar um projeto de aprendizagem utilizando os multimeios (computador, internet, TV, rádio, etc) ou a pesquisa convencional (biblioteca escolar) e os recortes de jornais, aliada a produção textual e a análise do cancioneiro popular, como a canção que dizia que o mar iria virar sertão e o sertão, mar...

Apresentação do vídeo no You Tube:
Trabalho desenvolvido para a divulgação do Sexto Encontro Regional de Estudantes de Design do Norte/Nordeste realizado entre os dias 24 e 27 de Novembro de 2008 em João Pessoa, Paraíba.

Projeto desenvolvido entre a Bizzu Design e o Designer Humberto Rodrigues.
Category: Travel & Events


Vejam abaixo uma bela expressão do cancioneiro popular:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=88YlRn95UfY

Apresentação do vídeo no You Tube:

Nesta linda canção regional do grupo Expresso Luz, podemos ver que Jesus sacia nossa sede e necessidades, pois Ele é a própria Água Viva que desceu do céu.

Letra desta música
É menino, deixe de tristeza
Veste um sorriso cor de céu
Preste atenção na minha história
Que passo a contar nesse cordel

Vem, menina, cante com alegria
Traz brilho do céu na sua voz
Pra dizer comigo esses versos
Que trazem esperança a todos nós.

Minha vida era seca, sem graça e sem cor
Meu coração trincado,
Endurecido, 'tava todo sem sabor

Até que ergui os olhos, fitei a imensidão
O céu se encheu de nuvem,
"Relampiou" e fez "baruio" de trovão

Jesus é a água viva que choveu sem parar
Meu rio era seco, inundou,
O meu sertão fez virar mar

Foi tanta água boa
Que a vida transbordou
E dessa enchente, oxente,
Brotou o fruto melhor que é o amor

Seu menino, esta é minha história
Que eu contei aqui neste cordel
Da secura que se fez em cheia
Da amargura que sez em mel

Vai, menina, conta essa trova
Anuncia pra todo lugar
A fonte que jorra água viva
É a única que pode saciar

Nenhum comentário:

Postar um comentário