terça-feira, 14 de julho de 2009

Conteúdos educacionais: Programa de Acessibilidade



Visitando o portal Conteúdos Educacionais, da Microsoft Educação, descobri na opção Educação Básica, o Programa de Acessibilidade / Educadores Inovadores.
Fala-se muito de inclusão tecnológica no ambiente escolar, inclusão de portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs) na escola e na sociedade, mas para que esta inclusão seja feita de forma efetiva, requer muito mais do que a simples colocação de alunos PNEEs em classes inclusivas ou regulares. Necessita que a questão da acessibilidade seja vista em todos os seus aspectos (rampas, barras de apoio, espaço físico adequado, pessoa capacitado, etc), e principalmente o tecnológico, que tem permitido, graças a diversos softwares para deficientes visuais, auditivos, motores, etc, integrá-los ao cotidiano escolar e social.
Tive privilégio de coordenar de 2005 a 2007 o projeto de informática na educação especial, destacado por revistas como A Rede e Carta na Escola, além de jornais da região, e pude utilizar, dentre outros recursos, o DosVox (criado pelo NCE-UFRJ), para alunos com deficiência visual e baixa visão. Sem ele, a acessibilidade e a própria inclusão teriam sido mais complexas durante o referido projeto.
Em determinadas atividades em parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande - RS com as professoras da Educação Especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande - RS - Brasil, eu é que me incluí no processo dialógico com os alunos, utilizando-me de salas de bate papo e MSN com alunos surdos; Dosvox com cegos, jogos educacionais com alunos deficientes mentais, contando com a monitoria de alunos portadores de altas habilidades.
A acessibilidade, portanto, vai além de aspectos físicos e estruturais de uma escola, mas passa principalmente pelos recursos tecnológicos que essa utiliza.
Para saber mais sobre a questão da acessibilidade, segue abaixo informações colhidas do Conteúdos Educacionais, com o devido link ao final desta postagem.

TÍTULO: PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE

Objetivo: Capacitar professores para o uso das TICs e da Tecnologia Assistiva no cotidiano escolar e para a personalização das ferramentas de facilidade de acesso dos sistemas operacionais Windows e seus aplicativos.

Público-alvo: Professores e outros profissionais da área que trabalham com crianças portadoras de deficiências, em escolas ou em instituições especializadas.

Sem barreiras para o aprendizado

Estima-se que 10% das crianças em idade escolar possuem algum tipo de deficiência – seja física ou mental. O grande desafio que se coloca é garantir o acesso à educação e a inclusão desses alunos no universo escolar, sem discriminação.

Para fazer frente a este desafio, a Microsoft Educação, em parceria com a organização ITS - Instituto de Tecnologia Social, desenvolveu o Programa de Acessibilidade, que visa formar educadores para o uso de recursos de acessibilidade nas escolas para construção da autonomia e inclusão de alunos com deficiência – seja ela física, visual, auditiva ou de desenvolvimento.

Domínio do computador

Para poder orientar o uso do computador e de outras tecnologias aos alunos com deficiência é importante que os professores tenham conhecimento das possibilidades de acessibilidade, saibam personalizá-lo de acordo com os tipos ou graus de deficiência de seus alunos.

Por meio das apostilas do Programa de Acessibilidade, você irá conhecer alguns recursos simples e de baixo custo que podem ser disponibilizados nas salas de aula inclusivas, conforme as necessidades de cada aluno. Também poderá conhecer um pouco mais sobre as pesquisas e estudos sobre como o ensino baseado nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem elevar a capacidade de aprendizado – não só dos alunos com deficiências, mas de todos na sala de aula. Por fim, aprenderá a criar materiais simples de ensino utilizando o Power Point.

BENEFÍCIOS PARA O EDUCADOR

Independência e aprendizado

O computador pode ser uma ferramenta muito útil para os alunos com deficiência para que eles possam participar ativamente de seu aprendizado. Ser capaz de fazer as coisas de modo independente é importante também para a auto-estima e auto-realização; e o uso de ferramentas, como um computador, pode aumentar a autoconfiança e as conquistas – por menores que sejam.

Também os demais alunos, que não possuem deficiência, se beneficiam ao participar desse projeto inclusivo: aumentando não apenas suas capacidades acadêmicas, a partir das trocas e interações, mas também sua capacidade de relacionamento, de tolerância e de respeito às diferenças.

BENEFÍCIOS PARA O ALUNO

Facilidades de acesso

Para que os alunos com deficiência atinjam seu pleno potencial, nas escolas não deve haver obstáculos que impeçam sua participação efetiva. Os textos da Apostila Tecnologia Assistiva mostram a importância de a escola oferecer um ambiente estimulante, encorajador, socialmente receptiva e afetivamente acolhedora – favorável, enfim, ao desenvolvimento de todos.

Eliminar barreiras arquitetônicas, instrumentais, comunicacionais e atitudinais na sala de aula e nas demais dependências da escola; e buscar recursos e estratégias que promovam acesso e permanência dos alunos especiais em todo contexto educacional são alguns dos exemplos que as apostilas apontam, e que podem ser seguidos pelas escolas e gestores comprometidos com a inclusão.

BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA

Materiais: Apostilas em PDF, disponíveis para download no portal, link abaixo:

Conteúdos Educacionais / Programa de Acessibilidade

http://www.conteudoseducacionais.com.br/acessibilidade.asp

Observação: As apostilas necessitam do Adobe Acrobat Reader para sua leitura.

Download do Dosvox

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