quarta-feira, 15 de julho de 2009

Brinquedo Reciclado


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1081399-7822-BRINQUEDO+RECICLADO,00.html

Vídeo acima, extraído do portal Globo.com, referente a reportagem do programa Mais Você, de Ana Maria Braga, que vai de encontro ao que postei, coincidente e justamente em meu twitter (http://twitter.com/zeroig), no mesmo dia que descobri o referido vídeo (15/7), a respeito de brinquedos reciclados a partir de sucata.
Indicado não apenas para professores de artes, educação artpisitca, mas todo arte educador e professor que gosta de inserir um pouco de arte e cultura no ambiente escolar.

O programa foi exibido em 15/07/2009, onde Peter Paiva ensina a fazer um divertido pé de lata.

Como coloquei em meu twitter (miniblog):

Brincadeiras de criança que a atual "Geração Plug-in-Play" precisa (re)descobrir (vide vídeo abaixo):


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WS2DlLLm8wQ

Quando eu era criança, aprendi com meu pai e amigos a fazer meus próprios brinquedos, feitos de lata de leite em pó, lata de óleo, cordão, barbante, papel, sucata... Eu e meu irmãos desenhavámos, pintávamos e recortávamos em papelão (sobre de caixas) nossos super-heróis preferidos da TV e das histórias em quadrinhos. Se rasgasse um braço ou perna, era só pegar outro pedaço de papelão e recriar um Batman, Aquaman, etc.
Sem saber, eu e minha geração pré-videogame, que dava vida a sucata, estavávamos aprendendo a reciclar lixo, dando outra significação, se faltava luz, tudo bem...
Não havia problemas de conexão nem nada...
Hoje, os educadores que sabem utilizar esse potencial do aluno para as artes e a cultura, além de um resgate histórico, estão promovendo uma interação entre gerações, mostrando que apesar dos avanços tecnológicos, dos jogos cada vez mais sofisticados, é possível aprender a fazer seus próprios brinquedos e brincadeiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário