sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cada Estrela: delicado curta-metragem de animação produzido por estudante chinesa


Every Star_Yawen Zheng from Yawen Zheng on Vimeo.


O vídeo acima Every Star (Cada Estrela), descobri no Facebook do colega e amigo Jarbas Novelino Barato, educador de São Paulo (SP), Brasil e editor do blog Boteco Escola, que intitulou lá esse vídeo de "Uma estrela de amor".
Trata-se de premiado curta-metragem de animação, produzido por uma estudante da China, chamada Yawen Zheng e mostra com beleza e delicadeza uma inusitada comunicação entre um menino de zona afastada com uma menina da cidade, ambos, aparentemente sós. Ainda que o céu seja o mesmo para ambos, cada um em seu mundo vive sua realidade. Cada um aqui na Terra é, de certa forma, uma pequena estrela que às vezes precisa do apoio do outro para brilhar...
Conforme apresentação do vídeo no vimeo, feita pela própria Yawen: "No coração de todos, lá vive um menino e sua estrela". E lá ela comenta que esta foi sua primeira animação ano na USC - Escola de Artes Cinematográficas e que a fez sozinha. Segundo ela "A história mostra esse encontro entre as cidades e natureza. Um rapaz misterioso da natureza recolhe estrelas e as envia para todas as crianças da cidade, pois estas são incapazes de ver as estrelas através do céu nebuloso". Na China, algumas cidades tem um nível de poluição doa r bem elevado e daí talvez a inspiração para o curta-metragem.
Every Star é um desses vídeos em linguagem visual que serve para trabalhar com alunos sobre interpretação e criação literária, estimulando essa leitura de imagens. Provavelmente, sob o foco e a perspectiva de outros olhares, alguns detalhes que passam despercebidos ao adulto, serão percebidos pela criança e jovem.
Que tal apresentar esse vídeo a sua turma e pedir que cada um escreva a sua história, podendo ser em prosa ou verso, ilustrado com folha de papel, lápis de cor, giz de cera, aquarela.
Um vídeo que pode promover uma atividade integradora e interdisciplinar entre os professores de Língua Portuguesa e Artes e estes usarem o meio ambiente e a educação ambiental como temas transversais.
Every Star: Cada estrela pode ser cada aluno que temos que espera uma carta, uma mensagem de apoio, um carinho, um incentivo para brilhar...
Cada educador, seja professor ou pai, pode ser uma estrela-guia para ser aluno e filho...
Algo que me lembrou a uma antiga postagem neste blog, sobre um belíssimo filme indiano, chamado justamente de Como estrelas na Terra: Toda criança é especial (vide link abaixo), em que um criativo professor usa de música, dança, brincadeiras, jogos etc. para cativar seu aluno e se identifica com um em especial, com problemas de aprendizagem. Um filme que utiliza-se de cenas de animação em uma linguagem dinâmica e eficiente e que indico a todos os educadores.

Como estrelas na terra: toda criança é especial (cinema e educação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário