domingo, 10 de fevereiro de 2019

O futuro [da computação gráfica] segundo a Adobe: vídeo que reúne inúmeras possibilidades de edições digitais




O vídeo acima, The future of Adobe creative applications on Microsoft devices, que simplesmente abreviei para "O futuro segundo a Adobe", descobri no Twitter e trata-se de uma instigante animação gráfica, reunindo as diversas possibilidades de edições digitais, a partir de aplicativos da Microsoft, essa gigante da informática.
O futuro da computação gráfica, segundo a Adobe, destaca a interação entre equipamentos e aplicativos, em que a imaginação humana é o limite para a própria criatividade, inovação e transformação dos recursos tecnológicos.
É inegável o avanço tecnológico nas artes em geral, e no cinema, em especial, desde Tron até as mais recentes animações digitais da Pixar; dos videogames aos efeitos visuais da Sétima Arte; da televisão ao esporte etc.
Como digo aos meus alunos do ensino médio, na disciplina que criei e coordeno, chamada PDI: Profissões digitais inovadoras: "O que difere os homens das máquinas é a criatividade, pois é ela que inova, transformando ideias antigas em coisas novas reciclando conceitos e possibilidades, através de novos recursos. A imaginação humana foi capaz de derrotar um supercomputador numa partida de xadrez, que acumulava todas as jogadas de todas as partidas, inventando novos movimentos que a máquina não conhecia.
Como também reitero, nesse contexto tecnológico e educacional: "Há que se humanizar as máquinas e não robotizar as pessoas". Incentivando a criatividade, a criticidade, a autenticidade, a originalidade é um desses caminhos...
O vídeo da Adobe, lembra o da Cornick, sobre o futuro, segundo a Microsoft, já destacado anos atrás aqui nesse blog educacional, que indico através dos links abaixo:

Um dia feito de vidro (versão brasileira)

Abaixo a versão II do, acima citado, vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário