sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

"O tronco e o jacaré": animação sobre a lógica e o achismo, a teoria e a prática




O vídeo acima É jacaré ou tronco?, descobri no Linkedin e trata-se de uma animação criativa, humorada e crítica para refletir sobre questões sobre teoria e prática, sobre lógica e achismo, questões complexas e sobre falsas polêmicas entre outras coisas...
Mais que uma brincadeira, é uma coisa séria, pois atualmente, em pleno século XXI, temas que haviam sido superados como terra plana, vacinação e outras mais retornaram em forma de falsa polêmica por pessoas que travam uma batalha sem sentido contra a ciência e o bom senso, armadas apenas do senso comum, de contradições, ódio e intolerância.
Muito disso, deve-se também a postura não adequada de formadores de opinião, de youtubers que flertam com a polêmica pela polêmica como forma de chamar a atenção pra seu canal, ter curtidas, compartilhamentos e inscrições que geram influência digital, dividendos e patrocínios, às vezes milionários até alguns religiosos conservadores que levam ao pé da letra suas doutrinas e dogmas, amparados em crenças e até superstições.
Não há como ser contra o pensamento científico que trouxe tantas melhorias à vida das pessoas, desde o saneamento básico à eletricidade e a rede social digital. Há que se ter criticidade sem ser refratário à pesquisas altamente referendadas e comprovadas, algumas há séculos.
As coisas podem ser troncos ou jacaré, à primeira vista, mas a partir do pensamento científico, por teoria, experimentação e comprovação, tudo passa a ter outra compreensão e contestar o que é público e notório passa a ser um contrassenso sem tamanho.
Trabalhar com a ironia e o humor, a arte e a cultura é algo essencial para despertar a criticidade. Um ótimo material para uma aula de filosofia.
Para ampliar essa questão, recomendo o artigo abaixo, que encontrei na rede social:

La complejidad de definir bien un problema: empecemos por lo básico, su taxonomía

Nenhum comentário:

Postar um comentário