sexta-feira, 15 de março de 2019

O carteiro, o poeta, a rua e a poesia: Isso é o que nos move (a arte e a poesia em toda parte)




O vídeo acima O carteiro, a rua e a poesia , trata-se do Episódio 2, da série Isso é o que nos move, que traz histórias de vida inspiradoras, contadas pelos próprios empregados dos Correios do Brasil e que descobri via Twitter da amiga Vanize Lemos, jornalista, fotógrafo e repórter de Teresina, Piauí, Brasil.
Como a própria Vanize comparou, o vídeo em questão que conta a história de "Cleyton Mendes, poeta e carteiro da periferia de São Paulo, [que] distribui versos junto com as correspondências, aproximando poesia e vida cotidiana", lembra o filme "O carteiro e o poeta" (1994), baseado no livro 'Il Postino', de Skármeta, escritor chileno, que conta um episódio da vida do poeta Pablo Neruda.
Confesso que fiquei comovido com a ação poética do jovem Cleyton, pela delicadeza de atitude diante de um mundo tão perVerso: distribuir justamente versos. A arte está em toda parte e o que o carteiro e poeta faz é pura poesia em estado natural. Distribuir versos junto com correspondências é um ato revolucionário nos dias atuais e algo que deve ser louvado e divulgado como uma Resistência Ética e Poética.
Parabéns ao jovem Cleyton Mendes pela iniciativa contagiante.
O que move a humanidade é a arte e poesia, que justamente nos mantém humanos e preserva nossa sanidade mental.
Abaixo, cena fabulosa do filme O CARTEIRO E O POETA, em que O poeta (Pablo Neruda) ensina ao carteiro o que é uma metáfora:



Sobre a poesia, nada melhor que a voz de um poema, como Octavio Paz, destacado em um tweet pela amiga Vanize Lemos: "A palavra quando é criação desnuda. A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si: a conhecer-se e a reconhecer-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário