sábado, 20 de abril de 2019

MozART Group: arte, criatividade, inovação e multifuncionalidade (a arte em toda parte)




O vídeo acima, MozART Group, foi indicação via Faebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil e trata-se de performance incrível de grupo de músicos criativos, inovadores e multifuncionais que aliam ao seu fazer musical, outras atividades: quando um dedilha as cordas de um violino, joga ping pong sozinho, mantendo o ritmo com a bolinha e a raquete, além de cantar e fazer o 4 com as pernas, numa irreverência; o outro músico, que segue os acordes da canção, usando um balão de borracha, controlando a emissão de ar e som, e valendo-se do humor.
MozArt um jogo de palavras com o grande mestre Wolfgang Amadeus Mozart e com a própria Arte que está em toda pArte, como indicam esses fantásticos músicos, que retiram sons dos objetos inesperados.
Assim age o arte educador, o educador do século XXI, valendo-se não apenas do conteúdo formal, mas da informalidade, de sua bagagem artística e cultural, incluindo, a arte e cultura em seu fazer pedagógico: cinema, música, dança, teatro, esportes, literatura etc.
Sempre digo que nenhuma escola - principalmente as públicas - funcionaria a contendo sem esses professores multifuncionais, quase transformers, que são além de profissionais do saber, em parte psicólogos, pais substitutos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, confidentes e muito, muito mais. Profissionais que além de prepararem aulas, provas trabalhos, fazerem avaliações, saídas de estudos etc, ainda trazem de sua experiência de vida muitas manifestações artísticas e culturais para qualificar suas aulas. O bom professor está sempre pensando em trazer novidades para suas aulas, para motivar, inspirar, cativar e encantar seu alunado.
A Metodologia dos músicos, os recursos que utilizam além dos instrumentos musicais, e sua didática a forma de passar o conteúdo para a plateia é uma boa metáfora do arte educadora numa sala de aula.
Inovar é transformar coisas e gentes dando a elas novas funções... E o vídeo é uma pequena aula prática de inovação.
Quando o editor desse blog educacional diz que "A arte está em toda parte", não é apenas exercício de retórica, mas a pura realidade, e muitos exemplos que são incorporados a este diário virtual comprovam essa alegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário