sexta-feira, 17 de maio de 2019

Linha da vida: Quanto mais altos e baixos melhor (vídeo reflexão sobre o cotidiano)




O vídeo acima Linha da vida: Quantos mais altos e baixos melhor, foi indicação via WhatsApp da colega e amiga Berenice Renê Teixeira, educadora de Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de um material para uma reflexão sobre nosso cotidiano, utilizando a metáfora da linha de um eletrocardiograma, cheio de altos e baixos e que assim é a existência humana, pois a tal normalidade é uma linha reta e essa equivale a morte.
Algo simples e ao mesmo tem profundo, não apenas na questão da motivação escolar e/ou profissional, mas para que saibamos lidar com os desafios que a vida nos traz. A vida real não é um videogame ou um videoclipe que podem ser editados, que quando há um game over pode ser reiniciada do zero. A vida real, seja em 3D ou 4K, é pra ser vivida com essa consciência de perdas e ganhos, sucessos e fracassos, altos e baixos como uma montanha russa em que precisamos reunir forças motriz e humana para superar aquele looping, aquela grande volta em torno de nós mesmos, que exige muitas vezes reinvenção reimaginação e resiliência. Dar a chamada "volta por cima".
Saber lidar com conquistas e frustrações e tirar lições de ambas é o grande desafio do educador do século XXI, seja ele pai ou professor. Afinal, somos todos aprendizes, nem tanto de feiticeiro, mas da grande arte de viver.
O referido vídeo encerra com uma frase profundamente motivadora e realista de Wayne Dyer: "Quando mudamos a maneira que vemos as coisas as coisas que olhamos mudam".
Como disse Mahatma Gandhi: "Sejamos a mudança que desejamos para o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário