sábado, 14 de setembro de 2019

Professora Esperança: homenagem de ex-alunos "à mestra com carinho" que dedicou mais de meio século à educação




O vídeo acima Professora Ausonia Donato é homenageada por ex-alunos, foi indicação de uma aluna e uma colega da direção da escola onde atuo, durante o Conselho de Classe, e é um material profundamente reflexivo, pois é um experimento social do programa Criança Esperança, de levar alunos para escolha de futuras profissões e a que menos tem procura é justamente a de professor. Logo essa, que é a que forma todas as demais profissões.
O mais interessante no vídeo é a grata surpresa que ex-alunos da professora Ausonia Donato, do Colégio Equipe (SP), que em seus 74 anos de vida dedicou mais de meio século à educação (54 anos); Uma homenagem e ação comovedora, pois Ausonia é adepta da pedagogia do afeto em seu fazer escolar, tentando conhecer o aluno, seu perfil, suas necessidades, seu contexto social e seus talentos. Algo que me lembrou aquele filme clássico "Ao Mestre Com Carinho" (veja imagens ao final desta postagem).
Vejam também, logo a seguir, entrevista com essa grande educadora:





Por essas e outras que, talvez, o professor seja o maior contador de histórias, matemáticas ou contábeis, literárias ou pedagógicas. O bom professor dá esperanças ao aluno, de sua vida ressignificar.
Nem todos os professores, como a Ausonia, têm a dimensão da importância na vida de seus alunos como espelho e referência. O mestre é aquele que fica feliz quando seus discípulos o superam e seguem os próprios caminhos, sem desistir de seus sonhos.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, Nilton. Exemplos que precisam ser compartilhados. Grato pela visita e comentário.

      Excluir
  2. Poucos sabem que Ausonia teve uma grande participação num grande feito humanitário na CEV (campanha de Erradicação da Varióla) no Estado de SP onde atuo como Educadora, eu como simples vacinado nesse trabalho vi de perto o quanto ela se empenhou na extinção do grande mal que era a Varóla em nosso Estado, poucos sabem disso.

    ResponderExcluir
  3. corrigindo eu como simples vacinador

    ResponderExcluir