sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

RAP do Lixo: vídeo de conscientização ambiental produzido por alunos de escola pública da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande, RS)




O vídeo acima RAP DO LIXO, segundo apresentação do YouTube no canal PORTAL DAS ÁGUAS, foi Rap "composto pelos alunos Jorge Jean F. Mackmillan e Renan Marques dos Santos com ajuda do Professor Renato Silva Junior da EMEF Sylvia Centeno na Ilha dos Marinheiros para a I Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental de Rio Grande [Rs, Brasil] e produzido por Gregor Arruda com Trilha composta por Gregor Neetzow. O Clip foi produzido pelos Oficineiros da SMED Gregor Arruda e Ro Moraes com imagens de Jorge Jean, Ro Moraes e Gregor Arruda com a participação dos Alunos do 7, 8 e 9 ano: Jorge Jean Figueiredo Mackmillan, Renan Marques dos Santos, Vinicius Machado Machado, Aline Dias Bastos, Lucas Marques da Silva, Juliana da Silva Camacho Pereira, Lidiane Marques Silveira e Marielli Rodrigues Marques, Liniker Marques Branco e Joice Ferreira Branco. O RAP do Lixo foi criado para colaborar na conscientização sobre reciclagem do lixo na Ilha dos Marinheiros".
A Ilha dos Marinheiros fica situada no extremo sul do Rio Grande do Sul, na Laguna dos patos, junto à cidade histórica e portuária do Rio Grande e é um dos locais mais belos da região, pois a ilha no meio da laguna possui uma lagoa em seu interior, chamada Lagoa do Rei, rodeada de dunas e árvores. Um ecossistema que já tive o prazer de visitar por diversas vezes acompanhando escolas, professores e alunos.
Parabenizo ao projeto, à escola os professores e os alunos pela ideia do vídeo e a escolha do RAP - Rhythm and Poetry (Ritmo e Poesia) para passar a ideia de conservação ambiental através da provocação artística. Valer-se do "discurso rítmico com rimas e poesias" é uma das linguagens utilizadas pela geração audiovisual. A arte e a cultura são meios de falar uma língua universal.
O referido vídeo foi indicação via WhatsApp pela colega Andrea Nunes da Rosa, educadora de Rio Grande (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário