terça-feira, 31 de dezembro de 2019

BiblioTubers: projeto educacional e clube de leitura digital de e para adolescentes




O vídeo acima BiblioTubers: ¿Quiénes somos?, descobri via Twitter e é uma experiência muito interessante, envolvendo o referido canal no YouTube que faz parte de uma seção dentro do canal oficial de "Bibliotecas Públicas Municipales del Ayuntamiento de Madrid", Espanha.
BiblioTubers, como o nome indica, lançado em abril de 2017, é um "projeto pionero para fomentar a leitura na adolescência" e traz alunos como jovens youtubers protagonistas de séries de vídeos estimulando a leitura de outros jovens.
Unir o impresso ao digital, incentivar a leitura através de um canal do YouTube em que os alunos indicam leituras é algo bem diferenciado, criativo e original, pois trata-se de uma espécie de "clube de leitura" só que na versão digital. Além disso, o acervo digital se torna um repositório institucional, servindo de suporte a outros alunos e escolas mundo afora.
De acordo com Diana Mangas, chefe de divisão deste centro de Vallecas, e idealizadora desta atividade: "el objetivo de atraer al público adolescente que por su edad dejaba de venir con sus padres, y se perdía como lector en las bibliotecas".
Conforme notícia no portal Soy Bibliotecario: "La iniciativa nace para animar a los adolescentes a formar parte de un club de lectura especial, ya que los participantes se convierten en youtubers de la Red de Bibliotecas, y protagonizan vídeos donde realizan una pequeña sinopsis y crítica de la lectura que han trabajado para recomendarla a público de su edad".
Sobre a dinâmica de trabalho do BiblioTubers: "[...] consiste en un encuentro de hora y media los viernes en el que ponen en común lo que han leído durante la semana, leen en grupo, ven a otros booktubers que han realizado críticas del mismo libro, y van elaborando una cartulina con biografía del autor, dibujos, personajes principales, frases que más les han gustado etc. El resultado de todas estas actividades lo exponen en la biblioteca".
E o mais interessante: Depois que os alunos leem o livro, passam a criação do vídeo, com os detalhes percebidos, elaborando resenhas para a posterior edição final.
Uma proposta que pode inspirar outros clubes do livro digitais, seja nas escolas ou no próprio YouTube, valendo-se das TIC como facilitadoras dessas produção de material audiovisual.
Para mais detalhes e conhecer um pouco dos integrantes do BiblioTubers, recomendo visitação no link abaixo:

Bibliotubers, un proyecto pionero para fomentar la lectura en la adolescencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário