sexta-feira, 20 de março de 2020

Carta do COVID-19 para a Humanidade: vídeo impactante para reflexão! #FiquemEmCasa




O vídeo acima, Carta do COVID-19 para a Humanidade, produção italiana, encontrada no portal Conexão Planeta, foi indicação via Facebook do amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de um impactante material para promover reflexão sobre as relações da humanidade com o meio em que vive.
Ótimo vídeo nesses tempos do Coronavírus para se pensar noutro modelo civilizatório que leve em conta o meio ambiente, os seres vivos e as energias renováveis e limpas em detrimento de um sistema predatório de "O homem como Lobo do homem", da natureza sendo atingida de forma atroz e sem controle, da poluição, mudanças climáticas, aquecimento global, superpopulação, consumismo, produção excessiva de lixo, falta de reciclagem etc etc etc.
Temos na natureza energia limpa em abundância, das marés, dos ventos (eólica), solar, mas o modelo que impõem ao mundo esse descontrole é o dos combustíveis fósseis e seus derivados, dentre eles o famigerado plástico, quase onipresente em nosso cotidiano. Que o digam os lanches fast food, com mais de 10 itens de lixo decorrentes: toalhinha de papel, caixinha pro lanche, saquinho plástico pro guardanapo, embalagem pro canudo, copo plástico, brinquedinho de brinde ensacado e por aí vai. Um consumismo desenfreado que estimula as crianças a pedirem o lanche por causa do brinquedo, a comer salgadinhos (tipo chips) por causa do brinde, da publicidade nociva na infância e muito mais. As crianças se tornam consumidores compulsivos na mais tenra idade.
Essa conta no cartão de crédito mundial virá e está vindo com juros e correção monetária e quem pagará tudo isso são nosso herdeiros, que terão que arcar com um custo enorme pelo nosso descaso e omissão.
Um vídeo para uma reflexão em tempos do coronavírus sobre os sinais que a natureza vem nos dando faz tempo, mas teimamos em não ver, e agora o sinal de alerta começou a piscar intermitentemente e a sirene a tocar assustadoramente.
Ainda há tempo de mudar essa matriz (Matrix), basta ver os índices de poluição diminuindo na China e Itália por causa da pandemia que forçou a desaceleração da economia mundial. Segundo consta, em rios e lagos, antes poluídos, peixes e outros animais retornaram e as águas se tornaram mais limpas, vejam o link abaixo, de onde extraí o vídeo acima:

Cisnes e peixes voltam aos canais de Veneza, patos à Roma e golfinhos à Sardenha, com a quarentena do coronavírus na Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário