sábado, 17 de setembro de 2022

Telecinese: entre a magia da comédia de Lioz Shem Tov e a pedagogia do afeto e do humor, de um bom educador




O vídeo acima, Telecinese e o Mágico da Comédia, trata-se de apresentação do humorista israelense Lioz Shem Tov ao programa America's Got Talent, de 2018, em que provoca risos na platéia e jurados ao fazer suas magias com coisas simples, cotidianas.
Lioz se apresenta como um mentalista que faz telecinese, que é "[...] o suposto fenômeno ou capacidade de uma pessoa movimentar, manipular, abalar ou exercer força sobre um sistema físico sem interação física, apenas usando a mente" [wikipédia].
O grande segredo de um bom profissional em geral e de um educador, em especial, é jamais perder o humor, para quebrar o clima tenso, de saber lidar com as coisas do dia adia de forma criativa, divertida, original.
Sempre digo que humor é uma coisa séria, pois sua linguagem promove a ironia, o sarcasmo, a crítica social de uma forma inteligente, e consequentemente, causando muitas vezes impacto na sociedade, por vias da irreverência. O humor indica os absurdos da vida, mostra nossas contradições e ao mesmo tempo, muitas vezes até aponta caminhos.
Ser humorista é de certa forma ser também um mágico, transformando algo sério em uma piada, e com a piada promovendo uma reflexão para fatos concretos. Ser professor é de certa forma se tranformar num mágico ou ilusionista, transformando informação em conhecimento, com certa pitada de ironia, criticidade e alegria em sua pedagogia.
O referido vídeoe ncontrei no Tik Tok e localizei depois n YouTube.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário