quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Expectativa versus Realidade: cena em tela dividida do filme "500 dias com ela" que serve para reflexão sobre a vida e a arte




O vídeo acima, Expectativa VS Realidade (Cena - 500 dias com ela), como o próprio título indica, trata-se de um recorte de um filme em que as protagonistas convivem sob duas perspectivas e que a cena em questão, feita em tela dividida demonstra como tudo pode ser analisado sob ponto de vistas diversos.
professores e alunos, pais e filhos criam expectativas de vida, estudo, trabalho uns aos outros. Nem sempre algo que o professor considere relevante será captado pelo alunado, da mesma forma que um pai com seus gostos e babagem terá a mesma expectativa junto aos filhos realizadas, nem tudo que é amizade se torna amor. Pais desejam que filhos sigam suas profissões, outros querem compensar nos filhos a profissão que não pode ter e assim por diante.
Na escola literária denominada de ROMANTISMO havia uma idealização do mundo bem diversa da realidade; até mesmo no chamado REALISMO era uma visão urbana que nem sempre dava conta do real amplo, o NATURALISMO via a periferia com olhos de centro; no campo político, o ufanismo é uma paixão nacionalista, o próprio nacionalismo idealiza uma identidade em relação ao outro, o estranho, o estrangeiro. Todos, de certa forma, são estranhos uns aos outros, até que passaem a conviver e se reconhecer. temos mais em comum uns com os outros, do que diferenças.
Nem sempre a vida nos dá essa visãod e TELA DIVIDIDA entre expectativa e realidade, mas a vida é feita de visões múltiplas do real e nem sempre há aquela ideia de AMOR CORRESPONDIDO. Como nas trocas de mensagens pelos meiso eletrônicos, pode haver falha de comunicação, de interpretação, afinal, ENDENDER e COMPREENDER são dos lados de uma mesma moeda. Entender é mais relativo ao que o texto oferece e Compreender refere-se mais a bagagem sociocultural do interlocutor, daquilo que está além das palavras, do contexto mais amplo. Muitos parecem aos olhos de uns herois quando agem como vilões; outros apresentados como vilões podem ser figuras mais complexas, heroicas, simbólicas, emblemáticas.
O filme 500 DIAS COM ELA serve como entretenimento, reflexão poética e filosófica, sociológica, histórica e muito mais; podendo ser utilizado na integralidade ou em partes, como a cena acima, dentro do marcador #CINEDUAÇÃO deste blog educacional. Pode-se inclusive com uma cena, um clipe, um curta proporcionar uma atividade integrada de interpretação textual e produção textual.
Abaixo, alguns outros audivisuais em que a narrativa visual é contada em tela dividida:







Por fim, indico essa resenha cinematográfica do filme 500 DIAS COM ELA, feita pelo canal ELEGANTE, a respeito dessa questão envolvendo "o que é se apaixonar pela ideia (e não pela pessoa real)":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário