segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Palitos de fósforos românticos: paródia visual que serve para aula integrada de Química e Física




O vídeo acima, "Palitos de fósforos românticos", encontrei primeiramente no Instagram e depois no YouTube, e trata-se de criativa e divertida paródia de cenas de cinema, de momentos românticos, adaptados para uma linguagem dinâmica, envolvendo dois prosaicos palitos de fósforo.
Um audiovisual que dá para uma aula interdisciplinar, envolvendo Química e Física, por exemplo, sobre ação e reação. O fósforo possui elemento química e ao ser aceso causa também manifestações físicas.
Cabe lembrar que o amor envolve reações químicas, físicas e biológicas, e poderá ser explicado nestas múltiplas perspectivas, além da histórica, literária, política, filosófica e social.
Aqui no acervo digital deste blog educacional consta outro vídeo que poderá servir como material complementar, sobre A QUÍMICA DO AMOR, vide link e vídeo logo a seguir:

A Química do Amor em pleno Dia dos Namorados: uma aula diferenciada e interdisciplinar



O audiovisual acima trata-se de episódio da série A Química das Coisas, dedicado à química do amor e produzido por canal português no YouTube. Conforme sinopse do vídeo: "[...] programa que desvenda a química escondida no nosso dia-a-dia, pode parecer estranho falar de Amor, quase sempre celebrado como um fenômeno espiritual, por vezes apenas físico, mas raramente visto como resultado da ação de algumas substâncias químicas sobre o cérebro. A verdade é que o 'Amor' é um complexo fenômeno neurobiológico, baseado em atividades que envolvem a ação de um número elevado de mensageiros químicos".

Outro vídeo interessante, da TV Cultura, é o que indico a seguir, em que Cientistas explicam química do amor através de comandos do cérebro:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário