domingo, 13 de novembro de 2022

Entrevista genial e terrivelmente atual com Duda Salabert sobre Política e Literatura: premonição ou profecia do Bruxo do Cosme Velho?




O vídeo acima, Duda Salabert diz quem é Bolsonaro, Lula e Ciro na literatura brasileira, trata-se de entrevista ao canal MyNews, cujo tema tratou das Eleições 2022 e pela genial comparação que Duda faz com a obra de Machado de Assis, torna-se terrivelmente atual, quase uma premonição ou profecia do Bruxo do Cosme Velho, e seu clássico Brás Cubas!
Recentemente trabalhei com 7 contos escolhidos de Machado de Assis com meus alunos do ensino médio e foi um projeto interessantíssimo de promover a leitura de clássicos da literatura brasileira, no formato Seminário, deixando que os próprios alunos apresentassem aos demais sua interpretação sobre os contos: A Cartomante; Missa do Galo; O Espelho; O Empréstimo; Ideias do canário; A desejada das gentes; Um caso de burro.
O Alienista, também é uma obra machadiana, atemporal, universal e terrivelmente atual; assim como Dom Casmurro e todas as demais.
Por isso tudo, considero incrível a análise política pela perspectiva literária que Duda Salabert nos oferece, unindo a obra do Bruxo do Cosme Velho ao momento político atual.
A importância de Machado de Assis já foi inclusive discutida num curta gaúcho, intitulado Olhos de Capitu, que servou de inspiração provável para o filme Yesterday da Netflix, já que a ideia é a mesma, só trocando o sumiço de Machado pelo dos Beatles. Vejam resenha/postagem sobre isso aqui no Educa Tube Brasil,. via link a seguir:

"Yesterday", eu me vi nos "Olhos de Capitu": cinema, memória, história, arte, cultura, literatura e filosofia

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário