O vídeo acima, fragmento de entrevista com José Geraldo, doutor em Direito e ex-reitor da Universidade de Brasília, falando sobre o mito do empreendedorismo e a uberização do trabalho e que encontrei no perfil do Instagram de Célio Lima, educador popular e escritor.
José Geraldo tornou-se uma figura de maior visibilidade quando no Congresso Nacional confrontou extremistas, falando sobre a cosmovisão e a incapacidade de enxergar o óbvio que alguns têm.
O mito do empreendedorismo está umbilicalmente ligado a questão da uberização do trabalho, levada não apenas aos motoristas de aplicativo de transportes. Já se percebe essa uberização e quarteirização da vida em diversas áreas, inclusive na educação, pela precarização das condições de trabalho e perda de direitos e garantias históricas, conquistadas por diversas lutas que vão se diluindo com reformas trabalhista e previdenciária que não são impostas a todos os trabalhadores, excluindo os privilegiados de sempre.
Uma sociedade saudável promove o bem-estar social e o coletivismo. Uma sociedade adoecida incentiva o individualismo, a competitividade do cada um por si, o consumismo, o narcisismo e a precarização do trabalho e da qualidade de vida do trabalhador.
Um vídeo fundamental para se tratar de interpretação de texto e para conscientização das classes sociais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário