O vídeo acima, do perfil no Instagram GO GAME BR, é um ótimo material para ver, refletir e debater sobre o choque de gerações e as tecnologias que cada época possui. Cada geração possui suas tecnologias e é expert nelas, mas há uma estranheza de uma geração e relação aos equipamentos da outra e é um fenômeno natural. Idosos, que já foram jovens, têm dificuldades de lidar com as tecnologias digitais atuais; jovens da contemporaneidade desconhecem os equipamentos eletrônicos e analógicos do passado. Tudo comprova que é questão de tempo e de contextos. Cada um está inserido nas relações sociais de sua época e não tem como jovens saberem do que nunca lhes foi mostrado, tampouco idosos saberem usar tecnologias mais avançados que possui uma outra forma de lidar. Quem aprender a datilografia consegue se adaptar ao teclado de um computador, já ao teclado de um smartphone não tem a mesma desenvoltura dos que já nasceram conectados a outra realidade.
Portanto, ninguém está a frente de seu tempo ou atrasado em relação ao outro. Cada qual é fruto do tempo em que viveu e com os meios e recursos que conviveu. Saber fazer essa interação entre passado e presente, jovens e adultos, é um dos caminhos da educação, pela preservação da memória e da história do conhecimento humano. Em tempo: Segundo o enunciado do Go Game BR "Esse vídeo feito pela CNN há alguns anos atrás mostra a reação de crianças ao serem apresentadas ao Atari 2600 + TV de tubo (sem dizer a elas do que se tratava). Veja como ficam confusas, querendo abrir o cartucho e não sabendo o que fazer com ele 🤣. Enfim, é uma diferença muito grande de gerações".
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário