domingo, 28 de dezembro de 2025
A reinvenção da biblioteca escolar e os 4 C's da biblioteca, seja ela física ou digital
Dois vídeos que estão no blog TIC, Educação e Web, do professor Jorges Borges, do Ministério da Educação de Portugal, e que considero essenciais para entender o papel atual da biblioteca escolar e das bibliotecas digitais no ambiente educacional e além dele, baseado nos 4 C's: conectividade, colaboração, criação e comunidade.
O primeiro, acima, trata da Reinvenção da biblioteca escolar enquanto espaço de interação, colaboração, troca de saberes, espaço vivo no ambiente escolar. A biblioteca deveria ser o coração de uma escola, o local mais visitado, composto de espaços múltiplos, como salas de leitura, estúdio de gravação de vídeos, ambiente que favoreça ao estudo, ao desenvolvimento de projetos e atividades diversas.
O segundo vídeo, logo a seguir, trata da biblioteca digital, como uma urgência de uso qualitativo e não apenas quantitativo, num mundo em constante transformação. A escola precisa se reinventar e a biblioteca, enquanto local de pesquisa, leitura, lazer etc, precisa acompanhar esse processo de readaptação, principalmente após a pandemia, que alterou consideravelmente o comércio, o trabalho, e outras áreas da sociedade. A educação precisa rever seus conceitos, tempos e espaços diante de tudo que se modificou. Como bem destaca Borges, ao citar o escritor Lewis Carroll: "Num mundo em constante evolução, quem fica no mesmo lugar retrocede". Fato perceptível a cada revolução industrial e tecnológica. Quem não migrou da máquina datilográfica para o computador, do fax para o whatsapp, do táxi para o uber, do retroprojetor para o projetor multimídia é como o náufrago, que ao retornar da ilha para o continente, nçao entende mais o próprio idoma, pois novas palavras foram criadas para tipificar novos equipamentos e procedimentos. Na educação, tal qual no mundo em geral, novos equipamentos, principalmente que tragam em si o conceito de mobilidade, requerem práticas maleáveis, nada fixas. A biblioteca escola e o superado conceito de "laboratório de informática", por exemplo, podem migrar para um conjunto de 10 tablets que possam ser usadas na sala de aula, na quadra de esportes, em saídas de estudo, como ilhas, reunindo 3 ou mais alunos em torna daquela "telinha" que proporcione a interação, colaboração, conectividade, criação em conjuntas, como uma rede social, de fato, uma comunidade física e digital ao mesmo tempo e no mesmo espaço, sejam eles quais forem e onde estiverem.
A ideia de CURADORIA DIGITAL precisa ser destacada. Blogs, sites, bibliotecas são mais que repesitórios institucionais, mas portais de curadoria, de cuidado com informação, conhecimento, pesquisa etc. Vejam o vídeo abaixo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário