quinta-feira, 28 de maio de 2015

Como a robótica pode ser usada na sala de aula e a Internet das Coisas




O vídeo acima, Como a robótica pode ser usada na sala de aula, descobri via Revista Educação e trata-se de reflexão de como "com a montagem de kits e ajuda de cursos, crianças aprendem lógica", no caso a lógica da programação através da robótica.
De acordo com Leon Levi, programador e coordenador de projetos, o objetivo pricipal da robótica educacional é aumentar a motivação do aluno para a prática da ciência e não necessariamente ensinar tecnologia, visando a integração das matérias do currículo escolar. Os princípios da ciência são mostrados através das atividades.
A empresa disponibiliza nos kits de "robótica educacional" a questão da internet das coisas, que trata-se des dispositivos embutidos nas máquinas que fazem as máquinas "dialogarem entre si", seja através de sensores que percebem movimentos e emitem comandos a outras máquinas e a dispositivos controlados por humanos. O conceito de "internet das coisas", até algumas décadas atrás era mais estudo de cientistas e de filmes de ficção científica, como O Exterminador do Futuro e Transformers. Hoje já faz parte do cotidiano de muitos equipamentos, empresas e escolas.
Para a pesquisadora Nicola Chan, a robótica é uma tecnologia que pode ensinar muito às crianças, como matemática, ciências da programação, biologia, usando a imaginação.
Pensando a robótica, mas antes de tudo, a programação lógica em si, recomendo alguns programas que permitem aprender brincando como o Super Logo, o Scratch e o E-Toys, vejam abaixo links para os mesmos:

Scratch: imagine, programe, compartilhe - software para criação de HQs, jogos e animações

Etoys - Squeakland (software gratuito para animações)

Projeto Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário