terça-feira, 23 de junho de 2015

Engenharia interessante: Modelos estruturais (Da teoria à prática na educação)


Structural Model

Structural ModelMeet www.interestingengineering.com

Posted by Interesting Engineering on Segunda, 6 de abril de 2015


O vídeo acima Modelo estrutural, descobri via Facebook da colega e amiga Ana Beatriz, educadora na UFPE, PE, Brasil, a partir de página Interesting Engineering (Engenharia interessante)e trata-se do que chamo da unir a teoria à prática, de forma didática.
Diversos princípios (conceitos) são apresentados como: Ligação de base, coluna, peça de montagem, ligação rotulada, viga, ligações rotuladas, ligação hipostática, contraventamentos, compressão, tração, pórtico indeslocável, ligação rígida, pórtico deslocável, momento, ligações rígidas, estrutura hiperestática, estrutura isostática e estrutura hipostática.
Ainda que não seja das exatas, mas das humanas, vejo que na vida em sociedade, vislumbramos algumas dessesas estruturas na prática, ainda que de forma intuitiva. Entretanto, pensando a educação no sentindo amplo e universal, este material serve para refletir sobre os diversos "modelos estruturais" de nossa sociedade, sejam eles rígidos, tradicionais e consevadores, sejam flexíveis, maleáveis, progressistas...
Transpondo as leis da física dos corpos às almas de algumas pessoas, assistimos, às vezes, pensamentos pontuais e monolíticos querendo ser estruturantes da sociedade, seja na estrutura do modelo familiar, da orientação sexual, religiosa, política, educacional etc.
Muitos, sem o devido conhecimento dessa arquitetura, não se sustentam em seus polêmicos modelos estruturantes de si mesmos, querendo levar e elevar aos demais.
A tentantiva de impor modelos generalizantes, redundantes e/ou reducionistas de uns a todos, não se sustentam por muito tempo, justamente por falta de base sólida, de alicerce e fundações concretas. Frutos de leituras rasas de mundo, a partir do próprio UMbigo.
A construção do conhecimento, o Educa Tube Brasil sempre destaca em diversas postagens, assemelha-se e muito à construção civil, justamente por que requer que o ensino básico (alicerce e fundação do próprio sistema nacional de ensino) seja sólido, planejado e bem executado, feito de baixo para cima. E que o acabamento, venha em sentido inverso, de cima para baixo, como em um prédio de diversos andares (graduação, especialização, pós-graduação etc).
Não basta ter teoria sem a experimentação, seja na engenharia como na educação; da mesma forma, só a prática sem o referencial teórico, carece tambem da devida sustentação e continuidade. Torna-se muitas vezes o modelo estrutural de um castelo de cartas que ao primeiro vento ou tremor, desaba...
Unir os fundamentos, os conceitos, os principios das Humanas às Exatas, e vice-versa, evitam vícios de construção, como rachaduras, fissuras, infiltrações, vazamentos, tombamentos etc.
Ainda que seja uma digressão, além do que o vídeo contém, acho que a metáfora da física, da engenharia civil à engenharia social, que é a própria Educação, é pertinente. Salvo alguma correção.

E já que abordei nesta postagens, temas como engenharia, física, construção civil, sustentabilidade e outros, recomendo a postagem abaixo, Construção civil e desenvolvimento sustentável, da Prof. Luciane Kawa, Química Especialista em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Psicopedagogia, editora do blog Química, Meio Ambiente e Edificações:

Construção civil e desenvolvimento sustentável

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