quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A terceira margem do rio: criativo curta-metragem escolar inspirado no conto de Guimarães Rosa




O vídeo acima, A terceira margem do rio, descobri no YouTube e é uma criativa e interessante adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa, adaptado para a linguagem de curta-metragem, feito por alunos de escola que não pude identificar.
O vídeo que tem participação de Gabrielly Victorino, conta com a música A Terceira Margem do Rio, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, cuja intérprete é Victória Bertoldo. O professor orientador deste trabalho audiovisual, conforme indicação de Gabrielly, chama-se Renato. Um vídeo escolar que une as linguagens cinematográfica e literária, o conto e o curta-metragem.
A terceira margem do rio é um dos contos mais belos da literatura brasileira, pois trata de uma viagem pela memória que é a terceira margem do rio da imaginação. Um ótimo material para trabalhar a questão audiovisual no ambiente escolar, não é apenas reproduzir material de terceiro, mas adentrar a essa "terceira margem do rio" da Educação que é a produção de sentidos, de novos olhares e de curtas, contos, vídeos diversos com alunos e orientação do professor. Adaptar um conto, uma música, um causo, uma lenda etc., poderá proporcionar momentos de trocas de saberes entre professores e alunos.
Segue abaixo a interpretação de A terceira margem do rio feita por José Miguel Wisnik, que é conhecido e reconhecido músico, compositor e ensaísta brasileiro. É também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário