terça-feira, 18 de setembro de 2018

De 2018 a 3018: uma experiência "imersiva" na Realidade Local e Natural (humor digital para reflexão sobre o cotidiano)




O vídeo acima We are living in 2018 while he is in 3018 (Estamos vivendo em 2018 enquanto ele está em 3018, tradução livre), descobri no Twitter e é uma divertida provocação, uma peça de humor que simula um experimento imersivo no futuro, daqui mil anos, quando, talvez cansados de tanta tecnologia digital, não mais reconheçamos a realidade natural ao nosso redor, em 360 graus, precisando de um óculos sem lentes para reconhecer plantas, flores, paisagens e tudo mais, no que denominam de Actual Reality (AR), que prefiro traduzir como Realidade Natural, de contato com a natureza.
Eu já nem digo que precise mil anos para que isso ocorra, nem sequer um século, diante da tamanha exposição aos equipamentos eletrônicos que estão transformando a vida de algumas pessoas em um jogo de VR ou em filmes como Matrix, Avatar, O Passageiro do Futuro etc.
Mais que a questão do humor, há que se refletir sobre o excesso de exposição de jovens e até adultos aos meios eletrônicos, alguns perdendo a própria noção de realidade, de contato social e com a natureza, presos em suas cavernas digitais, algo que remete ao Mito de Platão.
Pensando pelo lado positivo, este vídeo irônico pode ser um ótimo material pra provocar experimentos sociais entre pais e filhos, professores e alunos pelo entorno da casa e da escola, observando os detalhes que às vezes passam despercebidos. A RL (realidade local) é algo essencial para estabelecer uma conexão com o mundo real, inclusive o digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário