sábado, 24 de novembro de 2018

De Platão a Foucault: 136 curtas de animação sobre filosofia, sociologia e política em canal no YouTube




O vídeo acima, An Introduction to Plato's The Republic (Uma Introdução à República de Platão), descobri nas redes sociais, no portal da Revista Bula e trata-se de iniciativa da A Macat Analysis, um canal de vídeos no YouTube, que disponibiliza 136 curtas de animação sobre filosofia, sociologia e política de Platão a Foucault.
São animações de curta duração, de cerca de 3 minutos em média, mas extremamente relevantes por divulgarem as principais teorias dos grandes pensadores da humanidade. E o mais importante: socializadas de forma gratuita no YouTube, possibilitando sua utilização em sentido amplo, em escolas, cursos etc.
Conforme a Revista Bula: "Os temas abordados são bastante amplos, contemplando desde filosofia clássica, com os pensamentos de Platão e Aristóteles, até a filosofia moderna, de Foucault e Judith Butler".
Vejam a lista de alguns destaques: Charles Darwin, em “A Origem das Espécies”; Sun Tzu, “Arte da Guerra”; Aristóteles, “Política”; Henry David Thoreaus, “A Desobediência Civil”; Sigmund Freud, “A Interpretação dos Sonhos”; Virgina Woolf, “Um Teto Todo Seu”; Max Weber, “A Política como Vocação”; Thomas Hobbes, “Leviatã”; Immanuel Kant, “Crítica da Razão Pura”; Friedrich Hegel, “Fenomenologia do Espírito”; Levy Strauss, “Antropologia Estrutural”; Karl Marx, “O Capital”; Friedrich Nietzsche, “Para Além do Bem e do Mal”; Hannah Arendt “A condição Humana”; Simone de Beauvoir, “O Segundo Sexo”; entre outros.
Embora as animações tenham sido produzidas em inglês, basta ativar o recurso de legendas e tradução do YouTube, no canto inferior direito da tela de reprodução.

Abaixo, link para o referido canal, com os 136 curtas de animação sobre filosofia, sociologia e política:

MACAT ANALYSIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário