terça-feira, 12 de abril de 2022

Metaverso e a revolução digital: especialista alerta para as potencialidades e riscos dessa Caverna de Platão 5.0




O vídeo acima, Metaverso tem potencial para uma revolução digital, trata-se de Live com Walter Longo, especialista e visionário em inovação tecnológica, que, conforme apresentação do referido vídeo no YouTube, indica que "(...) assim como qualquer novidade tecnológica, o metaverso também tem seu lado sombrio e traz riscos". Para Longo, “As redes sociais criaram zumbis sociais, que estão cada vez mais preocupados com volume de likes e se tratando em clínicas e com medicamentos, mas, por outro lado, reuniu netos e avós que não se viam há anos. Toda tecnologia vem para o bem e para o mal”. Ou seja, como toda tecnologia ele tira uma geração da zona de conforto e também acomoda outra num admirável mundo novo, como previra Aldous Huxley, Geroge Orwell, Ray Bradburry, Phllip K. Dick e outros escritores de sci-fi.
Mais do que possibilidades tecnológicas e profissionais, a entrevista de Walter Longo aborda algo muito interessante para o editor deste blog e para os que acompanham esse espaço de interação, que é justamente o potencial dessa nova tecnologia para a educação. De acordo com Longo, "um professor poderá usar o metaverso para experiências imersivas, o que potencializa a capacidade de aprendizado dos alunos".
Digo que, não apenas no metaverso, mas o professor poderá fazer experiências imersivas junto á realidade local, sem a necessidade de óculos VR, bastando planejar saídas de estudos pelo entorno da escola.
Dentro dessa ampla perspectiva de imersão, o que Longo indica que é preciso "(...) criar uma conscientização coletiva de que esta novidade é uma arma poderosa, podendo ser a versão 5.0 da internet, para trazer oportunidades. Em suma, é preciso usar com sabedoria." E pensando em sabedoria, lembrei da alegoria da Caverna de Platão que se adapta muito ao metaverso, se não conduzida dentro de uma proposta bem elaborada, adequada a um propósito específico, planejada em equipe, quando envolvendo o ambiente escolar. Do contrário, poderá ter um efeito inverso ao esperado, tornando-se meramente uma Caverna de Platão 3.0, já que a 1.0 é a original, pensada pelo ilustre filosófo grego, depois já foi considerada como tal a Sétima Arte, depois a Televisão, atualmente a Internet como a conhecemos, e essa caverna 5.0 poderá ser o próprio Metaverso e uma imersão irrestrita, que sem a devida crítica, poderá ser como no filme Matrix, uma realidade paralela em que muitos precisem de uma pílula azul para poder ver a realidade fora daquele ambiente virtual.
Enfim, um material para debetes em sociologia e filosofia, além de uma fala que é propositiva e ao mesmo tempo analítica e crítica ao próprio metaverso, e que dá uma panorama para aqueles educadores que desejem adaptar sua prática escolar a essa nova tendência tecnológica que promte revolucionar a interação homem - máquinas.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário