domingo, 24 de abril de 2022

De Kafka a Tesla: esculturas anamórficas impressionantes feitas com sucata reciclada [criatividade e originalidade]




O vídeo acima, Esculturas anamórficas impressionantes, encontrei primeiro no Tik Tok, depois localizando-o no YouTube e trata-se de um criativo, genial e originalíssimo audiovisual que demonstra como sucata pode se tornar arte, através da reciclage e de um olhar diferenciado sobre peças que muitas vezes vão para o lixo. Ou seja, um lixo que se torna um luxo.
O video é a DW, a rede pública de televisão alemã e mostra o trabalho de artista tcheco Patrik Prosko que "faz retratos de grandes proporções usando materiais do cotidiano. O de Nikola Tesla, por exemplo, foi montado com peças de computador, lâmpadas e dispositivos eletrônicos."
A palavra "anamórfica" vem da geologia, e caracteriza-se por algo de complexidade progressiva. Na geologia, refere-se àquilo "que está mudando para uma forma de maior complexidade", como é o caso dos rostos que com o deslocamento da imagem, demonstram a complexida desse quase quebra-cabelas de peças para formar em determinado ângulo um retrato de alguém conhecido, uma representação humana. Uma distorção, uma ilusão de ótica, vaçendo-se de materiais vinculados à vida e obra das pessoas retratadas, o que torna as obras mais geniais ainda, pos dependem de conhecimentos matemáticos e lógicos como perspectiva, proporção, ângulos etc.
Reciclar, mais do que materiais, mas principalmente ideias é uma necessidade atemporal e universal.
Kafka e Tesla foram dois gênios da humanidade, um na literatura e outro na ciência e tecnologia. Dois rosto muito conhecidos, embora nem todos tenham a exata dimensão do que ambos representam para o pensamento ocidental. Dois "monstros sagrados" que precisam ser melhor divulgados, quanto a seus textos e contextos de criação. Dois jovens que revolucionaram a forma de ver e estar no mundo a partir de uma perspectiva inusitada, diferenciada e única.
O Processo, A Metamorfose, O Castelo, entre outros escritos de Franz Kafka, continuam terrivelmente atuais. O princípio da corrente alternada, os estudos sobre e a eletricidade, as fontes renováveis, sem falar uma enormidade de invenções que o mestre dos raios nos legou.
Um audiovisual que serve para atividades interdisiplinares envolvendo arte e tecnologia, história e filosofia, memória e produção textual, matemática e ciências etc.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário