quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Flash Mob Waka Waka e a movimentação relâmpago que a educação poderá proporcionar junto com a arte e a cultura




O vídeo acima, trata-se de um flash mob que, segundo consta em sua apresentação no YouTube, "foi parte de uma campanha de arrecadação de fundos para o Quênia do Sint-Joriscollege em Eindhoven, Alemanha, em 2011", tendo como destaque a canção Waka Waka que já foi tema de Copa do Mundo, ao ser interpretada pela cantora Shakira.
De acordo com a Wikipedia: "Um flash mob é um grupo de pessoas que se reúnem repentina e instantaneamente em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido."
Certa vez li nas redes sociais um breve estudo inglês, indicando que a maioria da população mundial é altruísta, porém, suscetível às manipulações, e os períodos eleitorais e as ondas de Fake News estão aí para comprovar que pessoas de boa fé se deixam iludir por pessoas de índole e caráter duvidosos.
No flash mob em questão, é impressionante como alguns interessante da "movimentação relâmpago" conseguem motivar o restante das pessoas que estão no local a aderir àquela coreografia e ao ritmo daquela canção envolvente. Os participantes desse tipo de experimento social são músicos, bailarinos, atores, etc, que conseguem influenciar o público ao redor. Existem diversos vídeos no YouTube com os mais variados temas, cada qual mais criativo e original que o outro, como por exemplo esse Tributo a Michael Jackson, feito em locais públicos de Bucareste, na Romênia:



Penso que a educação poderia incorporar ao seu fazer pedagógico pequenas movimentações relâmpagos pela cidade, e eu, modestamente quando faço saídas de estudos com meus alunos em locais históricos, artísticos e literários, em experiências imersivas à realidade local, sem a necessidade de óculos de Realidade Virtual, estou conectando-os aos conteúdos de Literatura, de História, em parceria com o professor da disciplina, e outras áreas do conhecimento que venham a se integrara às propostas. O bom professor é, de certa forma, um influenciador de seu alunado, de seus colegas de escola, da comunidade em que está inserido. Sua prática educaiconal é um pequeno repositório institucional que poderá inspiram outros educadores em flash mobs educativos, dentro e fora do ambiente escolar.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário